Secretário visita obras de reforma da Maternidade Leide Morais

Crédito da imagem: Divulgação SMS

O secretário municipal de Saúde, médico Cipriano Maia, visitou na manhã desta terça-feira (16), as obras de reforma da Maternidade Leide Morais acompanhado da chefa do Departamento de Engenharia e Infraestrutura da Secretaria Municipal de Saúde, Marília Azevedo. Com vários problemas na parte física, a maternidade foi fechada no dia 13 de junho depois de ter sua situação agravada com as chuvas do período.

As obras de reforma da Leide Morais estão sendo executadas pela Faço Construções, empresa ganhadora do certame público, terão um custo de aproximadamente R$ 500 mil e duração de três meses. A reforma consta da recuperação de estrutura, recuperação da cobertura, troca de piso, retirada de infiltração e pintura geral.

Para suprir a falta da Leide Morais na rede municipal de Saúde, a SMS reforçou as equipes médicas e de enfermagem das maternidades de Felipe Camarão e das Quintas, além de manter uma equipe de retaguarda na Maternidade do Amor Divino, em Parnamirim para partos cesáreos. Foram abertos 17 novos leitos nas maternidades municipais e disponibilizado um carro para transportar gestantes que procuram o Hospital Santa Catarina, até as maternidades.

A Maternidade Leide Morais fica na Avenida das Fronteiras, bairro Potengi, Distrito Sanitário Norte II. Foi inaugurada em 2008 com a capacidade de realizar partos normais e cesáreos. Dispunha de 35 leitos, número que foi sendo reduzido à medida que os problemas se acumulavam. Quando foi fechada no mês passado, a maternidade mantinha em funcionamento apenas 13 leitos. Mesmo assim, mantinha uma média de atendimento em 1.350 urgências, 113 partos normais e 60 partos cesáreos.