Unidade de Saúde registra aumento de público na Semana do Homem


Unidade de Saúde registra aumento de público na Semana do Homem
Crédito da imagem: Divulgação SMS

Aproximadamente 2.769 homens passaram pela Unidade de Saúde das Quintas na Semana do Homem, atividade alusiva ao Dia do Homem, entre atendimentos médicos, consultas, verificação de pressão arterial, vacinas e distribuição de preservativos.

Segundo a administradora da Unidade, Célia Regina da Silva Rodrigues, foi uma semana bastante produtiva, onde foram detectados durante os exames preliminares 16 casos de hiperglicemia e 20 casos de hipertensão, garantindo a consulta médica e os exames confirmatórios.

“Tivemos também a oportunidade de solicitar o exame de PSA (exame de próstata feito no sangue) nos homens acima de 40 anos, além de aumentarmos o elo entre os homens e a nossa unidade de saúde. Gostaríamos de relatar a importância da contribuição dos comerciantes do bairro para a realização desta semana, através de doações de alimentos, brindes, cestas básicas, descartáveis, faixas etc.”, frisou Célia.
O Dia Nacional da Saúde do Homem foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de aproximar a população masculina dos serviços de saúde, criando um vínculo com quem em geral apresenta forte resistência em procurar o serviço.
Os homens só procuram o serviço quando estão doentes, raramente essa procura se dá para a prevenção. Os dados epidemiológicos apontam o homem com maior vulnerabilidade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em cada três mortes de pessoas adultas, duas são homens; a cada cinco pessoas que morrem, entre os 20 a 30 anos, quatro são homens; os homens vivem em média 7,6 anos a menos que as mulheres e 75% das enfermidades que mais acometem os homens são cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia, pneumologia e tumores.

Além da Unidade das Quintas a Unidade de Saúde de Mirassol também realizou atividades visando sensibilizar os homens a procurarem os serviços para realizar a prevenção.

As principais atividades realizadas foram palestras, distribuição de preservativos, vacinas, verificação de pressão, teste de glicemia, saúde bucal, teste rápido de HIV, sífilis, consultas, encaminhamento e orientação nutricional.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389