SME realiza mais um atendimento itinerante aos gestores da Zona Norte

Crédito da imagem: Adrovando Claro

Dando continuidade ao atendimento descentralizado aos gestores das escolas e centros municipais de Educação Infantil (CMEIs), por regiões administrativas da cidade, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, atendeu na quinta-feira (08) na Escola Municipal José Sotero, situada no bairro Igapó. Esse foi mais um atendimento direcionado aos gestores da Zona Norte.

De acordo com a professora Justina Iva, os encontros estão acontecendo nas terças ou quintas-feiras, e tem sido de grande importância para o funcionamento da SME. A secretária afirma ser o quinto atendimento e já despachou com o grupo de gestores de aproximadamente 50 unidades de ensino.

Ainda segundo a titular da SME as reuniões foram divididas por regiões administrativas, sendo contempladas até o momento as unidades das regiões Norte, Oeste e Leste. “Estamos conhecendo melhor a realidade de cada instituição, dando aceleramento a muitas questões, inclusive com respostas e soluções imediatas. Vamos ouvir os gestores de todas as escolas e CMEIs”, declarou Justina.

Participaram da reunião nove unidades de ensino, entre elas às escolas municipais, Irmã Arcângela, Erivan França, José Sotero e Herly Parente (Igapó), Dalva de Oliveira (Nossa Senhora da Apresentação), Iapissara Aguiar (Panatis III), e os CMEIs, Maria Lucila (Lagoa Azul), Maria Cleonice (Potengi) e José Carlos Bezerra (Igapó).

A diretora da Escola Municipal Irmã Arcângela, Sônia Maria Soares Pires, relatou algumas demandas e preocupações. Como o pedido de retorno dos guardas municipais nas escolas, a dificuldade de ter o quadro de professores completo devido aos afastamentos por licenças médicas e a grande rotatividade de alunos por questões sociais, que interferem no resultado final dos estudantes. “Somos a maior escola da rede, e quando tínhamos os trabalhos dos guardas municipais, era garantido tanto a segurança humana, como a segurança do patrimônio”, justificou a gestora.

O vice-diretor da Escola Municipal Iapissara Aguiar, Jair Carlos, iniciou elogiando os encontros. “Essas reuniões são muito produtivas porque trabalha diretamente com a realidade da nossa escola e da comunidade. Parabenizo o trabalho que vem fazendo à secretária e toda a equipe da SME”, disse.

O gestor relatou que a escola tem alto índice de agressividade por parte dos alunos. Diante da situação a professora Justina vai tentar incluir os Programas Proerd, Escoteiros e Corpo de Bombeiros na Escola. “Todos esses são programas voltados para o combate às drogas e violência nas escolas", afirmou a titular da Educação.