Secretário reúne servidores para falar sobre estado de calamidade na saúde

O secretário Cipriano Maia reuniu os servidores do nível central da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de hoje (13), para expor os objetivos e pedir celeridade nas tramitações administrativas diante do estado de calamidade na saúde da capital, decretado pelo prefeito Carlos Eduardo no último dia 31 de julho. A reunião aconteceu no Auditório da Faculdade da Farmácia.

“A agilidade é essencial para responder à celeridade do serviço”, disse Cipriano, conclamando os servidores a “cultivar e fortalecer o espírito de equipe”. Para o secretário, mesmo com as dificuldades enfrentadas neste momento no sistema de saúde, “se cada um de nós fizer a sua parte com responsabilidade teremos um serviço melhor”.

Em sua fala e em nota distribuída aos servidores, Cipriano Maia destacou três prioridades para o período do Decreto de Calamidade: “a recuperação física das nossas unidades, oneradas por uma falta crônica de manutenção e pelas chuvas torrenciais dos últimos meses; a contratação de recursos humanos, cuja falta nos impede de operar adequadamente as redes assistenciais; e a aquisição de medicamentos e insumos”.

O secretário disse que a SMS está finalizando esta semana “um plano operativo da emergência”, onde constará “todas as iniciativas para dar respostas às prioridades estabelecidas pelo decreto”. Para Cipriano Maia cada servidor deve se empenhar para que as ações previstas no plano possam “materializar-se em melhorais das condições de saúde para os cidadãos da nossa cidade”.

O titular da SMS anunciou, ainda, ações programadas para os próximos meses, como a realização de uma chamada pública até outubro, para contratar pessoal para a UPA Cidade da Esperança; a realização de concurso público até o primeiro semestre de 2014; a co-gestão, por parte da Secretaria Municipal de Saúde, da Central de Regulação; e a municipalização do Centro Reprodutivo Leide Morais.