Lagoa do Jacaré será drenada, saneada e urbanizada

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, representou a Prefeitura de Natal durante encontro, na última sexta-feira (16), com os moradores do bairro de Morro Branco e Nova Descoberta sobre as obras de drenagem da Lagoa do Jacaré.

O secretário explicou à população que existe um projeto na Prefeitura para resolver em definitivo o problema da Lagoa de captação do Jacaré, também conhecida como dos Potiguares. A previsão é de que as obras fiquem prontas dentro de três anos. O projeto faz parte das obras para realização da Copa de 2014. O investimento é de R$ 280 milhões de reais oriundo dos Ministérios das Cidades e do Esporte.

“Será feita toda a drenagem, o saneamento e a urbanização das Lagoas do Jacaré, Preá, São Conrado, Centro Administrativo, Horto e Cidade da Esperança”, disse o titular da semurb.

O problema das ligações clandestinas é antigo nos bairros de Nova Descoberta e Morro Branco. A Lagoa do Jacaré, que deveria receber apenas água de chuva, virou um esgoto a céu aberto. O que prejudica os moradores das ruas próximas ao local que sofrem com a fedentina. Kalazans Bezerra disse que está solidário com a população e que a prefeitura não vai fugir das suas responsabilidades, tanto que se prontificou a levá-los até a Semopi para conhecer todo o projeto de drenagem que será feito no local.

A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo notificou, apenas este ano, mais de 200 imóveis irregulares com relação à rede coletora da Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern). “A Semurb realiza um trabalho constante de fiscalização, mas é apenas paliativo. Fechamos cerca de 50 ligações clandestinas de esgotos, mas a população volta a fazê-las. O problema só será resolvido quando for executado o plano gestor de drenagem e esgotamento de Natal”, disse Kalazans.

Segundo o engenheiro do setor de projetos da Caern, João Batista Marques, faltam apenas 20% das ligações da rede de esgoto de Nova Descoberta e Morro Branco, mas a execução somente vai acontecer quando a Estação de Tratamento do Baldo estiver concluída no prazo de 120 a 160 dias. O investimento da Caern é R$ 11 milhões e vai beneficiar 37 mil moradores de Morro Branco e Nova Descoberta.