Auditoria na folha de pagamento do funcionalismo municipal começou nesta terça-feira

Crédito da imagem: Alex Régis

A Falconi Consultoria iniciou nesta terça-feira (20), junto a Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm), o levantamento das informações gerais e procedimentos com vistas a uma auditoria na folha de pagamento do funcionalismo municipal. A iniciativa, que é fruto do termo de cooperação assinado entre a Prefeitura do Natal e o Movimento Brasil Competitivo (MBC),  visa à execução de um programa de modernização na gestão pública municipal.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Segelm, Álvaro Murilo, informa que esse trabalho de auditoria e diagnóstico da folha de pagamento dos servidores municipais deve levar em torno de três meses para que se chegue a um diagnóstico e mapeamento do processo. Após esses resultados, a empresa entra com o planejamento para correção das inconsistências encontradas.

Paralelamente a essa ação, será iniciado um trabalho sobre a receita e a despesa da Prefeitura do Natal. “O objetivo é aumentar a capacidade da arrecadação do município sem com isso aumentar a carga tributária”, frisou Álvaro Murilo. Isso vai gerar corte de gastos desnecessários, melhoria da interação entre os servidores e aumento da receita para melhorar a capacidade de investimento da Prefeitura do Natal.

A base da equipe da Falconi Consultoria será a Segelm. Durante o trabalho, que deverá durar cerca de 12 meses, a equipe também precisará se deslocar as demais secretarias municipais para conversar com as pessoas envolvidas com a rotina de trabalho, seja ela de pessoas, receitas e despesas.

De acordo com o secretário adjunto de modernização organizacional da Segelm, Leandro Saraiva, equipes da Prefeitura do Natal acabarão se envolvendo também nesse trabalho de auditoria com o fornecimento dessas rotinas, processos e dados das informações. “Esse trabalho da Falconi visa otimizar os procedimentos e rotinas no intuito de detectar falhas e procedimentos repetidos para melhorar o funcionamento da Prefeitura do Natal que busca uma melhor gestão, segurança e confiabilidade”.

Segundo o prefeito Carlos Eduardo, no último ano de sua gestão anterior (2008), a Prefeitura investiu 17% das despesas totais. Ao retornar ao Executivo, conta atualmente com um 1% para investimentos, o que corresponde a R$ 700 mil. Também em 2008, lembra o prefeito de Natal, “quando deixamos a prefeitura em dezembro, a folha de pagamento era R$ 25 milhões e ao receber a administração municipal em janeiro deste ano, a folha é de R$ 53 milhões”.

Carlos Eduardo acredita que em seis meses a Prefeitura já apresentará resultados positivos dessa auditoria da Falconi. “Numa fase posterior, vamos chegar à saúde, educação, meio ambiente, mobilidade urbana e segurança”. Na opinião do gestor, com a adesão do município ao MBC, ganhará a Prefeitura, a iniciativa privada e, principalmente, o cidadão que deve ser o foco do poder público: “É um novo Brasil que está sendo construído. Esperamos contar com a parceria da iniciativa privada”.

Implantado em diversos estados e prefeituras do país, o Programa Modernizando a Gestão Pública do MBC conta com a experiência das melhores consultorias internacionais e o apoio financeiro da iniciativa privada. Entre as suas atividades, o programa oferece treinamento do corpo gerencial e dos colaboradores envolvidos nas frentes em que atua, e estimula mudanças na administração pública, com foco no aumento da receita, na redução dos gastos correntes e na melhoria de índices em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana.