Primeiros delegados para Conferência de Saneamento Básico serão escolhidos nesta

A Prefeitura do Natal, por meio da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (ARSBAN) realizará nesta terça-feira, 20, a primeira pré-conferência que elegerá os delegados para a IV Conferência Municipal de Saneamento Básico, em novembro.

Durante a pré- conferência, os representantes da zona Leste da cidade, interessados em discutir a questão do saneamento básico, devem se dirigir a partir das 18 horas, para o Sesc Centro. Ao todo, serão escolhidos 20 delegados da região.

Essa pré-conferência será a primeira de uma série de cinco, em que serão reunidos representantes de movimentos sociais e populares, estudantes, organizações não governamentais, sindicatos patronais e laborais. Os eleitos representarão a população das quatro zonas da cidade e região metropolitana no evento.

Na próxima sexta-feira (23), será a vez dos moradores da zona Sul se reunirem, no Sebrae, também às 18 horas. Desta região, serão eleitos 28 membros. Na área Oeste a eleição ocorre no próximo dia 26, na sede do Detran, sempre às 18 horas. A zona Norte, por sua vez, se reúne no dia seguinte (27) no CESA. Uma última eleição será feita no dia 28 entre os representantes de classe, como sindicatos e organizações não governamentais, no Sebrae.

Segundo o diretor presidente da ARSBAN, Urbano Medeiros, é importante que a população participe das reuniões preparatórias. “A sociedade deve participar, expor suas necessidades e propor melhorias, para juntos nos aprofundarmos nas questões de saneamento básico e assim, contribuirmos para a elaboração de políticas públicas para o setor, de acordo com a nova Política Nacional de Saneamento Básico, prevista na Lei 11.445 de 2007”, disse.

O Diretor Técnico da ARSBAN, Aristotelino Monteiro, lembra que “essas preliminares são de grande importância para a sociedade, pois todos os problemas identificados dentro da cidade, selecionados e votados durante a IV Conferência, serão cobrados aos órgãos responsáveis pela ARSBAN, para que as obras sejam iniciadas, concluídas ou melhoradas, dependendo da necessidade que foi identificada pelos representantes nas pré-conferências”.

Os delegados eleitos nas pré-conferências participarão, com direito a voto, da IV Conferência Municipal de Saneamento Básico que será nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Este evento, que ocorre a cada dois anos, é coordenado pela ARSBAN em parceria com o COMSAB – Conselho Municipal de Saneamento Básico, terá como tema: “Saneamento Básico: Um direito Universal, responsabilidade de todos.”.

Os eixos temáticos da IV Conferência serão: Estado da arte e acompanhamento dos projetos e planos de saneamento na região metropolitana de Natal; Gestão Integrada do saneamento; Controle Social: Instrumento e perspectiva; e Educação sanitária e ambiental como instrumento de cidadania. Temas que interferem diretamente na qualidade de vida dos cidadãos.