Semob e Detran preparam integração de dados estatísticos

Técnicos da Prefeitura do Natal, ligados à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), e o departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) trabalham no projeto de integrar as informações entre os dois órgãos a partir de 2014, quando a Semob ficará responsável pelas notificações de acidentes de trânsito dentro da capital potiguar.

O assunto foi debatido durante reunião realizada na sexta-feira (16) e prevê, inclusive, a implantação de um setor responsável pela captação de dados no município que irá alimentar o Sistema de Informações Estatísticas de Trânsito (SIEST).

Durante o encontro, a técnica do setor de Estatística do Detran/RN, Francinésia Brito, apresentou informações sobre a implantação de uma área de estatística voltada para captar dados do trânsito. A apresentação apontou para a importância dessa ciência no direcionamento de políticas públicas que combatam as causas e reduzam o número de acidentes notificados no tráfego de veículos e pedestres.

“A ideia é formatar o funcionamento da área de estatística na Semob para que possamos coletar, organizar, analisar e interpretar dados de forma que auxiliem na tomada de decisões dos gestores públicos”.

A integração do sistema de registro e análise de acidentes de trânsito é uma medida determinada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que nos seus artigos 22 e 24 estabelece a responsabilidade dos estados e municípios em coletar dados estatísticos e elaborar estudos referentes a acidentes de trânsito e suas devidas causas.