Profissionais da SMS tem capacitação sobre vigilância dos óbitos maternos, infantis e fetais

Para qualificar os servidores dos cinco Distritos Sanitário,  a Secretaria Municipal de Saúde por meio dos Departamentos de Vigilância em Saúde da Atenção Básica, de Atenção Especializada em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) promove de 29 a 30 de agosto, das 8h às 17h, a “Capacitação sobre Vigilância dos Óbitos Maternos, Infantis e Fetais”.

Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Aíla Marôpo, a intenção é reforçar o pacto pela saúde para redução da mortalidade materna, infantil e fetal, a partir da melhoria da saúde materna por meio da garantia do pré-natal a todas as mulheres.

A capacitação que é dirigida a enfermeiros e médicos abordará os temas: pré-natal de alto risco; infecção urinária durante a gravidez; sífilis e suas implicações no pós-parto; implantação do teste rápido em sífilis; vigilância dos obitos e mortalidade materna e idnfantil, entre outros temas.

A capacitação do Distrito Sanitário Sul acontece dia 26, no Auditório da SMS, a do Distrito Leste, dia 27, no Auditório do IFRN da Avenida Rio Branco; a do Distrito Norte I, dia 28, no Auditório da Biblioteca de Santarém, na Avenida Itapetinga; dia 29, Distrito Norte II, no Hospital Santa Catarina e Distrito Oeste no Centro de Atenção Psicossocial Infantil -  CAPSi,  na Avenida Mor Gouveia,nº9 em Dix Sept Rosado.

Programação:

MANHÃ

8h às 8h30min - Abordagem geral sobre o que é Vigilância dos Óbitos.

8h30min às 9h – Abordagem sobre Mortalidade Materna e infantil (Sesap)

9h às 10h – O que é investigação, por que fazer? E discussão detalhada sobre as fichas de investigação (Sesap).

10h às 10h30min – Discussão dos temas abordados

10h30min às 10h40min – INTERVALO

10h40h às 11h às 12h – Discussão encontrada nos bairros.

12h às 13h30min - ALMOÇO

13h30 às 13h50min – Relato de experiências (Distrito Sanitário Norte I).

13h50min às 14h15min – Processo de trabalho de investigação (SMS/Natal).

14h15min às 17h – Discussão de estudo de caso com as fichas de investigação.