Semurb participa no Acre do XIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) participa do XIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), que acontece de 18 a 22 de outubro, na cidade do Rio Branco, no Acre. Na oportunidade, representantes da secretaria apresentam trabalhos e estudos desenvolvidos pela Semurb na área de arborização e buscam captar o Encontro Nordestino para Natal em 2011.

O XIII CBAU objetiva estimular o poder público e a sociedade para a conservação e ampliação dos espaços verdes na cidade. Além disso, busca discutir as questões voltadas à implantação de espécies no meio urbano, e por meio da troca de experiências, idéias e propostas criar ações uniformes que garantam a melhoria na qualidade do ambiente urbano.

A Semurb esta presente no Congresso com uma equipe de técnicos formada pela arquiteta e chefe do setor de arborização da secretaria, Vera Lúcia de Melo e pela bióloga Ana Cristina da Costa Advíncula, sob a coordenação do secretário adjunto de Gestão Ambiental, Ariosto Costa.

A equipe apresenta aos congressistas os estudos desenvolvidos pela Semurb relacionados à arborização nas escolas, que mostra a eficácia das ações desenvolvidas em Natal; a diversidade de árvores urbanas nas áreas verdes públicas da zona norte da cidade; o uso de árvores nativas na criação de corredores ecológicos entre as ZPA’S e a composição florística da mata ciliar do rio doce.

A arborização é um importante instrumento na melhoria das condições de conforto ambiental e qualidade de vida nas cidades brasileiras. De acordo com o secretario adjunto, Ariosto Costa, “Este Congresso é uma oportunidade para o intercâmbio entre as cidades no intuito de desenvolver ações para a melhoria da arborização urbana das cidades”, explica.