Dia Nacional de Combate ao fumo tem programação especial

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, é o estandarte de luta contra o tabagismo, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo. O tabagismo atinge 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo (1 bilhão e 200 milhões de pessoas), entre as quais 200 milhões de mulheres.

Para marcar a data, o Ambulatório de Prevenção e Tratamento ao Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogadições (APTAD), da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, realiza às 16h desta quinta-feira (29), na Unidade de Saúde do Pirangi, uma programação especial para os usuários e seus familiares. Segundo a coordenadora do ambulatório, Rhilma Nunes, a programação prevê a exibição do filme “Esperança”, do Ministério a Saúde, que traz vários depoimentos de personalidade ex-fumantes. Arte-Educadores do SESC também desenvolverão atividades envolvendo o público participante.

Atualmente, a SMS realiza em dez Unidades Básicas de Saúde um serviço de abordagem e tratamento em grupo voltado para o combate ao tabagismo. Um novo grupo de 15 pessoas terá início na próxima quarta feira (4), na Unidade de Saúde de Mirassol. A atividade é realizada pelo Programa “Deixar de fumar sem mistério” do Ministério da Saúde.
Segundo Coordenador Médico da Estratégia Saúde da Família, Milton Cirne, os profissionais trabalham os problemas causados pelo tabagismo, fazendo com que as pessoas, se puderem, parem de fumar. O objetivo é identificar nos fumantes a necessidade de parar para, a partir daí, direcioná-los para a melhor forma de combater principalmente a abstinência, o maior problema na hora de abandonar o hábito.

A reunião de grupos com até 15 pessoas acontece semanalmente nas Unidades de Saúde de Pirangi, Mirassol, Nazaré, África, Soledade I, Panatis, Redinha, Aparecida e Parque das Dunas.

No Brasil, a prevalência de fumantes, em 2010, foi 15,1%. Na avaliação do conjunto da população adulta de Natal, a frequência de fumantes foi de 13,5% em 2006 e 13,4% em 2010, sendo maior no sexo masculino (17,5% e 18,0%) do que no sexo feminino (10,3% e 9,5%). Entre os natalenses, 5,7% da população fuma mais de 20 cigarros por dia. Esse nível é de 7,6% na população masculina e 4,1% na população feminina.

Portaria permite ampliação dos serviços

Publicada em abril, no Diário Oficial da União, a Portaria 571 se alinha ao artigo 14 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, que prevê medidas para ampliar a quantidade de serviços que oferecem tratamento para tabagistas crônicos que desejam abandonar o fumo.

Uma das principais mudanças da nova portaria é a forma da adesão dos serviços de saúde ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que passou a ser on-line, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), do Ministério da Saúde.

A expectativa com a mudança é que as 38.396 equipes da Atenção Básica que já aderiram ao PMAQ passem a oferecer o tratamento. A meta do Ministério da Saúde é reduzir de 15% para 9% o percentual de fumantes na população adulta até 2022.