Atleta campeão de karatê visita Casa de Passagem III

O carateca brasileiro campeão dos jogos pan-americanos de 2007, Juarez Santos, fará nesta segunda-feira  às 14h uma visita especial aos adolescentes acolhidos pela Casa de Passagem III. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) convidou o atleta para bater um papo com os jovens do abrigo sobre a sua própria trajetória de vida, esportes e o movimento Força Jovem, uma iniciativa da Igreja Universal que congrega diversos projetos voltados para a área social e juventude em várias cidades do Brasil, e que conta com o apoio da Prefeitura do Natal.

O objetivo da visita vai além da troca de idéias e experiências. Juarez Santos falará aos jovens sobre seu envolvimento com drogas, a superação do vício, a origem humilde e a importância do esporte no processo de regeneração. Segundo a coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial da Semtas (DPSE), Verônica Dantas, a história do atleta é um grande exemplo para os jovens da Casa de Passagem III. “O Juarez é alguém que conhece a realidade desses meninos porque as sentiu na pele. Mais do que uma lição de vida, ele é um estímulo, a certeza de que os sonhos podem ser alcançados com perseverança”, enfatiza a coordenadora.

Sobre Juarez Santos

Nascido em 79, na cidade do Rio de Janeiro, Juarez começou a praticar caratê aos 11 anos, quando Wanderlei, um professor do esporte, começou a dar aula aos jovens do bairro onde morava. Nos Jogos Pan-americanos de 2007, ele foi o primeiro a representar o Brasil na modalidade, derrotando o venezuelano Mario Toro na final da categoria acima de 80kg, conquistando a medalha de ouro. Além do título, o atleta também é tri campeão Sul Americano e participa de projetos ligados à Força Jovem em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Sobre as Casas de Passagem

As Casas de Passagem constituem-se em um serviço de alta complexidade, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e que tem como objetivo oferecer acolhimento de caráter emergencial e provisório a bebês, crianças e adolescentes. Em Natal há três delas. A unidade I atende crianças de zero a seis anos de idade. A unidade II abriga crianças entre 7 e 12 anos e a III, jovens entre 13 e 18 anos incompletos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, vítimas de maus-tratos e cujos direitos tenham sido violados.

Nas Casas de Passagem, além do cuidado em tempo integral proporcionado por uma equipe de profissionais composta por educadores, assistentes sociais, motoristas, cozinheiros, psicólogos e ASG’s, os abrigados tem a chance de desenvolver atividades variadas ligadas ao esporte, artes e cidadania.