Programa API Conviver resgata cultura popular

Apoiar grupos de idosos em Natal e promover atividades que estimulem o desenvolvimento de potencialidades, contribuindo para o fortalecimento vínculos familiares e comunitários. Este é o trabalho que o Programa de Atenção à Pessoa Idosa – API Conviver, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realiza junto aos 55 grupos que assiste atualmente. Um deles é o Cotinha Vila, do bairro de Igapó.

Todos os sábados, das 14h às 17h, 28 idosos se reúnem na sede do grupo com o instrutor de dança do API Conviver, Marcos José, para ensaiar o Boi Calemba Estilizado. A dança é uma versão potiguar do Bumba-meu-boi e homenageia o intelectual Câmara Cascudo, o pastoril, côco-de-roda e demais danças típicas do estado. “Todos adoram esse momento da dança porque é um resgate do nosso passado histórico, da cultura que esses idosos vivenciaram e conhecem tão bem. São as nossas raízes que estão ali e que, se não fosse por eles, poderiam cair no esquecimento”, diz o instrutor de dança.

A coordenadora do Programa API Conviver, Rosenira Batista, reforça a importância do apoio dos instrutores aos grupos. “A terceira idade é um momento para se manter ativo, praticar atividades variadas e se divertir. Trabalhamos para garantir qualidade de vida à população”.

O API Conviver conta com uma equipe de 16 profissionais composta por assistentes sociais, pedagogo, arte educadores, instrutores de dança e artesanato, técnico em nutrição e músico. Todo mês a equipe se reúne para definir o cronograma de atividades, que rendem bons momentos de descontração para os mais de 1.870 idosos assistidos.