Natal pode sediar V Encontro Nordestino de Arborização Urbana

Os representantes da Semurb no XIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), que está sendo realizado no Acre, participaram nesta segunda-feira (19) de uma assembléia realizada pela Comissão Organizadora do evento para decidir quais cidades irão sediar o XV CBAU e V Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), ambos em 2011.

Durante a assembléia o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Ariosto Costa, mostrou o interesse da Prefeitura de Natal nos eventos e defendeu a proposta para que o município fosse escolhido para sediar o V ENAU em 2011. Para Ariosto Costa, Natal tem todas as condições técnicas e de infra-estrutura. Já está definido que em 2010 o CBAU será na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul e o IV Encontro Nordestino em Teresina no Piauí.

A proposta foi apoiada pelos membros da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e será confirmada em 2010 no próximo Encontro Nordestino em Teresina, caso não haja outras cidades candidatas. “Durante o Congresso várias manifestações de apreço e estima pela escolha de Natal foram dadas pelos participantes”, diz o secretário.

Além disso, apresentou aos participantes da Assembléia os trabalhos desenvolvidos pela Semurb relacionados à arborização e alguns programas e projetos da secretaria, como por exemplo, o Inventário Florístico. “A Prefeitura tem como prioridade a implantação do Plano Diretor de Arborização Urbana na cidade. A meta é plantar 800 mil mudas tendo como ferramenta inicial o projeto do Inventário Florístico de Natal”, explica.

O XIII CBAU objetiva estimular o poder público e a sociedade para a conservação e ampliação dos espaços verdes na cidade. Além disso, busca discutir por meio da troca de experiências, idéias e propostas criar ações uniformes que garantam a melhoria na qualidade do ambiente urbano.