Temáticas de Educação Ambiental incentivam a preservação

Crédito da imagem: Divulgação

Possibilitar ao aluno refletir sobre seu papel na preservação do meio ambiente. Este tem sido o objetivo das palestras que estão sendo realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semurb), nas escolas do bairro do Alecrim, dentro das comemorações dos 98 anos do bairro. Na manhã desta quarta-feira (21), foram os alunos da Escola Municipal Calazans Pinheiro, que assistiram a uma palestra sobre o tema: Lixo, Coleta Seletiva e Reciclagem.

Os estudantes com faixa etária de 10 a 18 anos aprenderam sobre lixo, os tipos e os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação de doenças. A palestra tratou ainda sobre a poluição da água causada pela liberação do chorume - substância líquida resultante do processo de decomposição de matérias orgânicas - e dos problemas sociais causados pelo o acúmulo do lixo.

Segundo a técnica em controle ambiental da Semurb que ministrou a palestra, Janaina Rocha, o objetivo dessa atividade é a informar e conscientizar. “A palestra possibilita aos alunos despertar a consciência sobre a preservação do meio ambiente. Eles aprendem a manter a própria escola limpa e os cuidados que devem ter com o destino do lixo, levando o aprendizado para suas casas”, explica.

Além disso, as temáticas da coleta seletiva e da reciclagem também foram abordadas, como funciona o processo de coleta e reciclagem do lixo, os materiais que podem ou não ser reciclados, os tipos de coletores, suas respectivas cores e curiosidades sobre o tempo de decomposição dos materiais.

Para encerrar a programação uma dinâmica de grupo foi realizada com os alunos para mostrar que nós humanos não sobrevivemos sozinhos, e que sempre precisamos da ajuda de todos, principalmente para cuidar e preservar à natureza.