Programação da XI MARCO é sucesso de público

Com ampla programação desde que iniciada na terça-feira, 20 de outubro, a 11ª Mostra de Arte, Cultura e Conhecimento (XI Marco) da Secretaria Municipal de Educação (SME) é um sucesso de público, que veio prestigiar as apresentações culturais, oficinas e outras atividades. O evento que ocorre integrado à Cientec, na Praça Cívica do Campus, irá até o próximo sábado, 24 de outubro.

Durante todo o dia dezenas de estandes das Escolas Municipais, além de apresentações no palco, uma rádio montada só para o evento e diversas atividades ocorrendo simultaneamente mostram a produção pedagógica e o trabalho que vai além das paredes das salas de aula para o público visitante do local, cuja expectativa ultrapassa as cem mil pessoas.

Abaixo, segue o resumo de algumas das dezenas de atividades simultâneas:

Oficinas:

Arte e Matemática - Integrando linguagens: Escola Municipal 4º Centenário
Mediada pela professora Rachel Gomes, a oficina Arte e Matemática – Integrando linguagens, tem como objetivo estimular o raciocínio lógico e a matemática, a partir da construção de quebra-cabeça para a composição de um mosaico.

Origami com Textura – Escola Municipal Carlos Belo Moreno
Mediada pelas professoras Ângela Virginia, Fátima Mota e Soline Tavares, a oficina tem como objetivo provocar a criatividade através de dobraduras e texturas. Os alunos escolheram o tipo de textura com a qual queriam trabalhar, sendo elas a de papelão, juta, materiais de sucata, ou escolhia pelo origami pintado.

Trabalhando as múltiplas linguagens com a contação de história – Escola Municipal Eudo José
Mediada pelas professoras Amanda Varela, Lívia Cortez e Marluce Elpídio foi direcionada aos educadores, com o objetivo de listar as estratégias que podem ser utilizadas pelos professores nas contações de histórias para as crianças, para que se transforme num momento prazeroso.

Durante a oficina foram apresentadas maneiras de como planejar essa leitura, como escolher as histórias, como elaborar o roteiro de perguntas.

Estandes das escolas

Escola Municipal Profª Joseane Coutinho Dias

O estande da Joseane Coutinho tem como tema a história da própria escola, onde integra ao tema de prevenção do câncer de mama. A professora Joseane entrou no município em 2003, época em que já tinha câncer, mas com sua força nunca deixou transparecer tristeza. Atualmente, a escola tem 372 alunos e 23 professores.

Escola Municipal Laura Maia

O principal tema do estande é a cidade de Natal, destacando sua história, economia e cultura. Os alunos elaboram um jornal contando essa trajetória da história de Natal e no final fizeram um artigo sobre os passeios feitos, que foi determinante e base para a pesquisa. Os destaques foram Priscila Moura, de 10 anos, e Karen Yasmin, de 9, alunas da escola, que se apresentam de forma extrovertida, sem nenhuma timidez a vista.

Escola Municipal Santa Catarina

No estande da escola Santa Catarina, o tema abordado foi os tipos de moradias. A temática já vinha sendo trabalhado há algum tempo com os alunos. Um dos aspectos abordados foi a vida no interior: como se vive, os materiais utilizados para a construção da casa, os utensílios, comidas.

Palco

Dentro da programação do dia, houve a apresentação “Seres Encantados”, dos alunos da Escola Municipal Terezinha Paulino. Maria Lucia Salvino, professora da escola, comenta que para a XI Marco foi feita uma nova versão do “Seres Encantados”, na Qual escolheram as cores dos seis pilares do Programa “O Caráter Conta”. O Grupo está para completar 15 anos de experiência e na apresentação teve como trilha a música “Alegria” do Circo de Solei.

Ainda na programação do primeiro dia, apreentaram-se “Os caboclinhos” alunos do 3º ano da Escola Municipal Santa Catarina. Grupo criado especialmente para a XI Marco.

Rádio

A Rádio Jovem Marco está promovendo interação entre todas as escolas presentes na feira. Os alunos representantes das escolas comandam a programação, na qual entram entrevistas, musicas e a história das escolas participantes.

Durante o primeiro dia do evento os entrevistados na Rádio Jovem Marco, foram a Prefeita Micarla de Sousa, a professora Tânia Leiros, Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica da SME e o secretário municipal de Educação, Elias Nunes.

Lançamento de Livro

Na 1ª noite da XI Marco foi lançado o livro As Letras da EJA: Coletânea de textos de alunos da rede municipal de ensino. “O livro, fruto de um trabalho desenvolvido por alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos das escolas Municipais Djalma Maranhão, Jornalista Erivan França, Juvenal Lamartine, Almerinda B. Furtado e Iapissara Aguiar. Trata-se de um marco relevante para essa modalidade de ensino por valorizar os contextos de vida dos alunos/autores, transformando esses contextos em textos que falam da vida real e das necessidades reais desses alunos”, destacou a secretária adjunta pedagógica, Tânia Leiros.