Cesta Básica termina março com aumento de 1,07%

A cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registrou aumento médio de 1,07% em março de 2011, em relação ao mês passado. Entretanto, na última semana de março a variação da cesta básica foi negativa (-0,47%).Nos mercadinhos, ao contrário das grandes redes, a cesta básica registrou redução em março (média de -0,17%).

O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – foi de R$ 369,02 na última semana de março (nos supermercados e hipermercados), contra R$ 365,10 no início do mês. Nos mercadinhos o custo da cesta básica fechou março em R$ 370,94, contra R$ 371,58 em fevereiro/2011.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e quatro (24) subiram em março/2011, treze (13) sofreram redução e três – café moído, sabão em barra e banana pacovã – permaneceram estáveis.

O comportamento dos preços da cesta básica nos supermercados e hipermercados de Natal, no primeiro trimestre de 2011, pode ser observado no gráfico abaixo:

ÍNDICE POSITIVO DE MARÇO FOI PROVOCADO PELO AUMENTO MÉDIO DE 1,39% NOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E SEMI-ELABORADOS

O índice positivo de março foi provocado pelo aumento médio de 1,39% nos produtos industrializados e semi-elaborados; os produtos de higiene e limpeza também subiram (+1,01%), enquanto os legumes, frutas e verduras registraram redução média de 1,81% em março/2011.

Os maiores aumentos de março foram observados na laranja pera (subiu 40,3%), cebola pera (+19,6%), chuchu (+13,8%), batata comum (+12,7%), carne bovina de 2ª (+10,9%), biscoito de maizena (+9,7%) e macarrão com sêmola (+9,7%). Além desses, subiram, também, o feijão carioquinha tipo 1 (alta de 6,6%), frango congelado (+4,7%) e carne bovina de 1ª (+4,0%).
Por outro lado, dentre os produtos que apresentaram variação negativa em março, destaque para o tomate (caiu 22,8%), macaxeira (-14,5%), filé de merluza congelado (-14,2%), jerimum leite (-14,1%) e margarina vegetal de 250g (-7,3%).

NOS MERCADINHOS A CESTA BÁSICA CAIU 0,17% EM MARÇO

Ao contrário do que ocorreu nas grandes redes, nos supermercados localizados nos bairros de Natal (os chamados “mercadinhos”), a cesta básica registrou variação negativa em março. Com efeito, os preços caíram, em média, 0,17% nos mercadinhos, em relação a fevereiro de 2011.

Foram pesquisados doze (12) mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Cidade Satélite, Planalto, Pajuçara, Panatis, Pirangi, Neópolis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro, Rocas, Alecrim e Dix-Sept Rosado). Dos quarenta (40) itens pesquisados pelo PROCON NATAL, vinte e três (23) subiram em março e dezessete (17) sofreram redução.

O índice negativo de março foi provocado pela queda nos hortifrútis (-4,14%) e nos produtos de higiene e limpeza (-0,38%).

Já os produtos industrializados e semi-elaborados subiram 0,24% (média).

As maiores reduções de março – nos mercadinhos – ocorreram no tomate (caiu 33,6%), macaxeira (-24,1%), queijo de coalho (-9,0%), arroz agulhinha (-8,9%), sabão em pó (-4,7%), repolho branco (-4,4%) e batata doce (-3,3%).
Por outro lado, dentre os produtos que subiram em março, destaque para a laranja pera (subiu 39,6%), cebola pera (+30,8%), batata comum (+20,8%), chuchu (+8,9%), fubá pré-cozido (+5,9%), café moído (+5,1%) e biscoito de maizena (+4,4%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, a cesta básica mais barata, na última semana de março, entre os supermercados e hipermercados, era a do Supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 340,46). Entre os mercadinhos a cesta básica mais barata era a do BOM DIA SUPERMERCADOS – ALECRIM (R$ 345,70).

Comparando o custo médio da cesta básica nos três tipos de estabelecimentos, o PROCON NATAL conclui que a mais barata é a dos supermercados (R$ 359.73), seguido pelos mercadinhos (R$ 370,94) e pelos hipermercados (R$ 378,32).

Veja abaixo o gráfico do custo médio da cesta por tipo de estabelecimento e o custo médio da cesta básica nas doze lojas pesquisadas pelo PROCON NATAL.

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento estão disponíveis para download ou visualização na seção "Pesquisa de Preço" do site.