Ovos de Páscoa caem de preço, mas ainda estão mais caros do que em 2010

O PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), da Prefeitura Municipal do Natal, divulgou hoje a segunda pesquisa de ovos de chocolate para a Páscoa, constatando aumento médio de 5,08% para os ovos e de 0,55% para as caixas de bombons em relação ao mesmo período de 2010. Na última semana os ovos de chocolate tiveram seus preços reduzidos em 1,5% (média) e os bombons caíram 0,07%, em comparação à semana anterior.

A pesquisa foi realizada nos dias 06 e 07 de abril de 2011 (quarta e quinta-feira) junto a vinte (20) estabelecimentos comerciais – supermercados, hipermercados, lojas-departamento e lojas especializadas – com o objetivo de orientar os consumidores em suas compras neste período, e também, para verificar possíveis diferenças de preços entre os estabelecimentos.

Na próxima semana o PROCON NATAL estará divulgando a terceira e última pesquisa de ovos, como forma de acompanhar a tendência do mercado nestas semanas que antecedem a Páscoa. Ressalte-se que, em anos anteriores, à medida que vai se aproximando a Páscoa, os preços dos ovos de chocolate tendem a cair, devido ao grande número de “promoções”. Cabe ao consumidor decidir se compra agora, ou se espera mais alguns dias para observar o comportamento dos preços.

O PROCON NATAL pesquisou cinquenta e três (53) tipos de ovos das marcas Garoto, Lacta e Nestlé e seis (6) tipos de caixas de bombons das marcas Lacta, Garoto, Nestlé e Arcor, em vinte (20) estabelecimentos (supermercados, hipermercados, lojas-departamento e lojas especializadas), sendo três lojas do Nordestão, duas do hipermercado Bompreço, duas lojas do Carrefour, duas lojas do Extra, supermercados Servebem, Comprebem e DaTerra, quatro Lojas Americanas, quatro lojas Docelândia.

OVOS em relação à 2010 na última semana
• Nestlé: aumento de 7,5% redução de 2,31%
• Garoto: aumento de 9,6% redução de 0,81%
• Lacta: redução de 0,55% redução de 1,45%

CAIXAS DE BOMBONS em relação a 2010 na última semama
• Lacta, 193g redução de 5,25% redução de 2,46%
• Lacta, 400g redução de 2,0% aumento de 0,88%
• Nestlé, 400g aumento de 9,23% aumento de 2,30%
• Garoto, 400g redução de 0,93% aumento de 0,95%
• Arcor, 200g redução de 0,92% redução de 8,0%

Comparando os preços de quarenta e cinco (45) produtos que estavam disponíveis nas duas pesquisas de 2011, constata-se que trinta e cinco (35) sofreram redução de preço e dez (10) subiram.

• Estabelecimentos com maior variedade de produtos:
 Hiper Bompreço – Ponta Negra (dispunha de 96% dos itens pesquisados)
 Nordestão – Cidade Jardim (92%)
 Nordestão – Salgado Filho (90%)
 Americanas – Centro (88%)
 Americanas – Midway Mall (88%)
 Extra – Midway Mall (87%)

• Estabelecimentos com maior número de itens com preços mais baixos:
 Hiper Bompreço – Lagoa Nova
 Hiper Bompreço – Ponta Negra
 Nordestão – Salgado Filho
 Nordestão – Cidade Jardim
 Nordestão – Zona Norte

DIFERENÇA DE PREÇOS CHEGA A 49%

Um dos objetivos da pesquisa de preços do PROCON NATAL é verificar as diferenças de preços entre os estabelecimentos, de modo a orientar o consumidor em suas compras. E constatou-se diferença que chegam a 49%, o que confirma a necessidade de pesquisar antes de comprar (ver tabela a seguir).

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento estão disponíveis na seção "Pesquisa de Preço" deste site.