Moradores do Alecrim ganham cartilha com história do bairro

A Prefeitura de Natal, através da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, participou da Sessão Solene em Homenagem aos 98 anos do Bairro do Alecrim na noite desta terça-feira (20) no plenário Vereador Érico Hackradt na Câmara Municipal de Natal.

O Historiador da Semurb, Luciano Fábio Capistrano, apresentou toda a história de criação do Alecrim que teve início através do Rio Potengi e hoje é um dos bairros mais populares de Natal. O historiador utilizou o acervo da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo com fotos de Natal ontem e hoje para mostrar a seqüência de evolução do bairro onde se concentra na atualidade um verdadeiro Centro de Comércio Popular. O bairro possui o maior comércio informal da cidade. 40 linhas de ônibus servem ao Alecrim onde também é possível encontrar moradores de todas as classes sociais.

“O bairro do Alecrim é muito importante para criação de Natal”, disse Luciano Fábio. Ainda, segundo ele, na época de criação o Alecrim foi a única ligação da cidade para interior do estado, servindo também como porta de entrada para os alimentos, daí denominado de Cais do Sertão. A criação da tradicional feira do Alecrim surgiu para dá uma nova nomenclatura ao bairro, a de Bairro da Solidariedade, pois além de contribuir para o caminho do sertão ainda reunia os comerciantes para venda dos seus produtos.

Devido a sua importância no desenvolvimento do município, o Alecrim foi traçado e por isso recebeu ruas e avenidas identificadas por números que vão desde a Avenida Um (hoje Avenida Presidente Quaresma) a Avenida 12 (Rua Manoel Miranda). Durante a apresentação do acervo da semurb, o historiador mostrou a Quitandinha, instalada onde funciona atualmente a Praça Gentil Ferreira. Na época o local era o ponto de encontro onde se discutia sobre a política. Um fato que chama a atenção é que o prédio Leite ainda conserva as mesmas características de décadas passadas.

Devido às comemorações pela passagem dos 98 anos serão distribuídas aos moradores do Alecrim cartilhas sobre a história do bairro com dados estatísticos e gráficos informativos numa parceria entre Semurb, Sebrae e a Associação dos Empresários do Bairro.