Semsur prepara cemitérios para Dia de Finados

Os oito cemitérios existentes na capital estão recebendo um mutirão de limpeza e pintura das fachadas. O objetivo é preparar os espaços para receber o grande número de visitas esperado para o Dia de Finados, 2 de novembro. A ação está sendo executada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

Os cemitérios vão contar também com a instalação de banheiros químicos, incremento da iluminação – incluindo gambiarras e projetores na área externa – e apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, oferecendo mais segurança aos frequentadores.

Em todos esses espaços serão realizadas missas e cultos. A Secretaria disponibilizará toda a infra-estrutura de som e palco. Os padres de cada paróquia celebrarão as missas nos horários já definidos (programação abaixo) e os espaços ficam disponíveis também para os pastores dos respectivos bairros. “Queremos propiciar melhorias para que os parentes e amigos tenham mais conforto ao visitar os túmulos”, comentou o secretário da Semsur, João Bastos.

Além dessa programação, a Semsur realizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob) para organizar o trânsito e facilitar o fluxo de veículos nas proximidades dos cemitérios.

Outra ideia da Semsur é aproveitar a data para dar início ao trabalho de informatização do cadastro e legalização dos jazigos. Através dele, todos os nomes dos falecidos e dos túmulos legalizados serão registrados. O primeiro equipamento a ser informatizado será o cemitério do Alecrim. O trabalho será realizado na própria Semsur a partir da próxima semana, com uma equipe de sete pessoas.

Ambulantes poderão instalar bancas em cinco cemitérios

Além da programação e da preparação dos cemitérios, a Semsur está realizando o cadastro para vendedores ambulantes que queiram instalar pontos de venda nas proximidades. Basta que o interessado dirija-se à Secretaria com cópias do CPF, identidade e comprovante de residência.

O cadastramento segue até a próxima quinta-feira (29). Os ambulantes serão autorizados a instalar bancas em cinco cemitérios: Bom Pastor I, Bom pastor II, Nova Descoberta, Alecrim e Igapó. A sede da Semsur fica na Rua Princesa Isabel, 313, Ribeira. Para tirar dúvidas, a população pode entrar em contato com a equipe do setor de Cemitérios: (84) 3232-9843.

Reformas serão realizadas após Dia de Finados

As obras de reforma dos cemitérios do Bom Pastor I e de Ponta Negra serão iniciadas somente depois do Dia de Finados para evitar transtornos durante as visitas. O trabalho foi autorizado com a ordem de serviço que a prefeita Micarla de Sousa assinou no dia 13 de outubro. O montante de R$ 254.564,97 foi liberado por meio de licitação e será utilizado no reparo dos muros e calçadas dos dois equipamentos.

-----

PROGRAMAÇÃO DAS MISSAS