Ações da Marco disseminam cultura e preservação do meio ambiente

Crédito da imagem: Divulgação

Disseminação de ideias, projetos, o pensamento e as ações dos professores, gestores e alunos das Escolas Municipais de Natal e Centros de Educação Infantil compõem a XI Mostra de Arte, Cultura e Conhecimento (Marco) que está ocorrendo na Praça Cívica do Campus, durante a Cientec 2009. Simultaneamente nos estandes e no palco professores e alunos se dedicam a mostrar sua produção, cujo tema central desse ano foi: Múltiplas Linguagens – a Escola no Mundo.

Em consonância com o tema trabalhado na CIENTEC, o estande da Escola Municipal Emília Ramos trouxe à Mostra, o estudo que vem fazendo com os alunos “O Universo: um olhar para as coisas do céu”. A exposição dos trabalhos foram feitos pelos alunos tais como: Dicionário Astronômico, Poemas e Poesias e Produções Textuais. Sendo um dos projetos de maior destaque da feira, recebendo várias visitas de professores universitários.

A Escola Municipal Professora Adelina Fernandes trouxe para a XI Marco o trabalho quem vem realizando no âmbito escolar com exposição dos trabalhos de artes e folclore, além das atividades de horticultura e das ações do Mais Educação e da Escola aberta. O vencedor da logomarca da XI Marco foi o aluno escola, Ramon Almeida, do 9º ano.

A conscientização da preservação ambiental foi tema da Escola Municipal Prof. Francisco de Assis Varela Cavalcante, tendo como enfoque o mangue e monumentos como o Casarão da Viúva Machado. O trabalho acontece há um ano e meio e é dividido em dois momentos. Primeiro, o trabalho com os próprios alunos e, segundo, a partir desse aprendizado, que eles possam fazer despertar a boa postura da comunidade. “O bom do projeto é que primeiro os estagiários nos corrigem, para que possamos corrigir os outros”, afirma Núbia Silva, aluna do 9º ano. “Antes não prestava muita atenção no meio ambiente. Hoje tento fazer com que a comunidade desperte um novo olhar”, diz João Douglas, aluno do 6º ano.

A Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira, localizada no Pajuçara, expôs releituras de obras de artistas potiguares, nas áreas de pintura e escultura.

Pensando na problemática do bairro de Nova Natal, o CMEI Evangelina Elita de Souza tratou do acúmulo do lixo e da importância da reciclagem. O CMEI exibe também a sua horta, com plantação de pimenta, cenoura, coentro, alface, cebolinha, couve, entre outras. “Existe uma realidade fora da escola, de um ambiente com acúmulo de lixo e outro dentro da escola de um ambiente muito limpo e cuidado, com crianças conscientizadas” comenta Alenuska Sátiro, professora da Educação infantil.