Primeira turma de monitores é formada pelo Via Livre nas Escolas

O Via Livre nas Escolas concluiu na manhã desta sexta-feira (23) mais uma etapa. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), concluiu o primeiro curso de monitores para o projeto.

Cerca de 100 funcionários, ligados a 36 escolas foram capacitados por profissionais da Semob para atuar na área. Estes serão os monitores responsáveis por auxiliar os pais no embarque e desembarque de alunos na chegada e saída das aulas.

No evento, os funcionários receberam aulas sobre relações humanas, cidadania, ética, segurança e noções de legislação de trânsito, além de aulas teóricas e práticas com instrutores do Departamento de Engenharia e Departamento de Fiscalização de Trânsito da Semob. Para o secretário Kelps Lima, titular da pasta, o curso pretende fazer com que os monitores atuem como “fiscais” da Semob em benefício da população.

“A Secretaria não tem como ceder seus servidores para as escolas, porque estes devem cuidar do trânsito em geral, então estamos treinando os funcionários das empresas para o serviço. Estamos entregando nas mãos desses monitores a segurança das crianças que estão em cada uma dessas escolas”, disse Kelps.

O secretário reafirmou que a partir do próximo ano não haverá “parcimônia” da Semob com os pais que infringirem as leis de trânsito em frente as escolas. “Quem fizer algo errado no trânsito será multado. A intenção é fazer com que os pais procurem as escolas que tenham área para trânsito”, completou.

O Via Livre nas Escolas está sendo realizado em parceria com as instituições privadas da capital. A Prefeitura vai disponibilizar engenheiros e arquitetos para o desenvolvimento de projetos que resolvam a questão do tráfego nos colégios durante os horários de grande movimento. Até o final do ano, o período será justamente para adequação das escolas. Em 2010, a Semob passará a fiscalizar efetivamente o trânsito nas instituições.