SMS participa de debate sobre a gestão do SUS no RN.

O X Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN, trouxe para Natal a discussão sobre a gestão do SUS no Rio Grande do Norte.

Durante  abertura do evento que contou com a presença da Secretária de Saúde de Natal, Ana Tania Lopes Sampaio, da Governadora Wilma de Faria, de representante do Ministério da Saúde , do Secretário Estadual de Saúde do RN, George Antunes e demais autoridades, os discursos ficaram em torno do desafio da municipalização da saúde. Benes Leocádio, Presidente da Femurn falou da dificuldade das prefeituras para garantir a qualidade da saúde nos municípios do estado e frisou, “ Vamos admitir que o problema da saúde não é apenas de recurso, mas de gestão”.

Ana Tania Lopes Sampaio, Secretária de Saúde de Natal e na ocasião, representando a Prefeita Micarla de Sousa, disse que acreditava e era uma defensora do SUS. “ A responsabilidade de ser gestor é tarefa difícil, mas não podemos desanimar diante das dificuldades e enquanto não existir a união entre as 3 esferas, municipal, estadual e federal, a saúde vai continuar a penar”.

Durante os três dias de encontro muitas mesas redondas e discussão foram feitas para que a atenção básica à saúde seja melhorada.

Para a presidente do Consems, Solane Costa, o momento era de parceria e acreditava na luta dos secretários municipais de saúde. Já George Antunes, Secretário Estadual de Saúde disse que se espelhava na garra dos secretários municipais para dar continuidade ao trabalho frente a pasta estadual. Para ele o grande entrave do SUS formavam um tripé: Os conflitos sociais, o sub-financiamento e a qualiddade da gestão.

Todos esses assuntos foram pauta do Congresso que termina nesta sexta-feira com a discussão sobre o desafio da gestão do SUS frente aos controles governamental e social.