Peti Santarém promove caminhada pela paz

O Núcleo de Ação Social (NAS) Santarém, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realiza na próxima quarta-feira (28) uma grande caminhada pela paz. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), órgão responsável pelo desenvolvimento do programa no município, foi planejada com base na temática que norteou as atividades de todos os NAS ao longo deste ano, a campanha pela paz. A caminhada tem início às 15h, com saída da sede do núcleo. Para o evento, são esperadas cerca de 300 crianças.

A coordenadora do NAS Santarém, Margareth Amaral, explica que para a caminhada estão sendo mobilizadas escolas do bairro, comunidade e alguns núcleos do Peti. Divididos em alas temáticas caracterizadas (educação, paz e cultura, futebol solidário e natureza pela paz), as crianças empunharão faixas e cartazes, além de realizarem panfletagem, acompanhadas por um carro de som e duas viaturas (batedores). Ao final, serão realizadas apresentações culturais de dança, flauta e batuque.

Segundo Margareth, a idéia da passeata é sensibilizar toda a população. “Queremos o engajamento de todos nesta causa importantíssima. A paz só é possível quando se propagam mensagens de tolerância e amor”, frisa a coordenadora do NAS Santarém.

O Núcleo de Ação Social Santarém atende 160 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos. Ele é um dos dez existentes no município que, juntos, beneficiam mais de 1.700 crianças através da jornada ampliada – que concilia escola em um turno e atividades do núcleo em outro. O programa combate todas as formas de trabalho infantil e, para cada criança ou adolescente assistido, as famílias recebem uma bolsa de R$ 40,00 (para as áreas urbanas) ou R$ 25,00 (para as áreas rurais).

Entre as atividades realizadas que fazem parte da jornada ampliada estão as oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música, prática de esportes e recreação, oficinas de cidadania e reforço escolar. Além disso, o Peti também promove um trabalho de conscientização com as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes, encaminhando-as para o Programa Bolsa Família e demais serviços da rede de proteção social.