Semurb discute implantação da lei da árvore em audiência pública

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) participou na manhã desta terça-feira (27), na Câmara Municipal do Natal, de uma audiência pública para discutir e esclarecer a “Lei da Árvore” de autoria do vereador Júlio Protásio. Na ocasião, o secretário adjunto de Gestão Ambiental, Ariosto Costa, discorreu sobre a importância da nova lei para a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

A lei 0289/2009, promulgada em 01 de setembro deste ano, dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de automóveis de Natal em plantar uma arvore a cada dois carros novos vendidos, visando à diminuição do efeito estufa na cidade. As empresas ficam obrigadas a comprovar o plantio de árvores, compensando a quantidade de carros comercializados no período de três meses.

O plantio pode ser feito em áreas de preservação ambiental, reservas florestais, parques e jardins designados pela Prefeitura. Todo o trâmite deve ser realizado junto a SEMURB e a ação será acompanhada por um biólogo. A empresa terá o selo de participação e a arrecadação proveniente de multas será destinada à Secretaria, para realização de campanhas educativas e outros eventos ligados à conscientização do aquecimento global

Para secretário Ariosto Costa, com o desenvolvimento das cidades e o crescimento populacional, a edição de uma lei com esta finalidade, é de grande importância para melhorar o meio ambiente urbano. “O plantio de novas árvores é muito importante para a cidade, pois vai diminuir o efeito estufa dando mais conforto térmico à população”, diz.

Na opinião dos empresários presentes à audiência a lei é importante e estão dispostos a contribuir com a cidade, porém defendem alguns ajustes no texto da lei. Uma nova reunião foi marcada para dia 05 de novembro no Núcleo de Educação Ambiental da SEMURB (NEA) para discutir novas propostas.

Participaram da audiência Vereadores, o presidente Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do RN (Sincodern), Tomas Silveira Guimarães Filho, técnicos da Semurb e empresários do setor automotivo de Natal.