19º FestNatal reúne novos parceiros e adquire novo formato

Crédito da imagem: Divulgação

O Cinema Nacional vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil, deixando de ser considerado algo de mau gosto para concorrer ao lado de nomes de referência no cenário cinematográfico. Como forma de incentivo a produção cultural, e a modificação de conceitos preconcebidos que a Prefeitura de Natal, a Câmara Municipal, o Governo do Estado, e o Ministério da Cultura se unem para realizar mais uma edição do Festival de Cinema Natal.

O 19º FestaNatal 2009 acontece entre os dias 19 e 26 de novembro, no Cinema Moviecom, Praia Shopping. O evento contará com a presença de inúmeras personalidades, como Lima Duarte, Patrícia Pilar, Matheus Nachtergaele, Cid Moreira, Chico Anísio, Isabel Filardis, Marcus Caruzo e muitos outros.

“Foram escolhidos oito filmes a serem exibidos durante essa edição, que contam com uma temática diversificada demonstrando a riqueza do cinema nacional. Vão fazer parte dessa grande movimentação os filmes: Dias Amargos, Inversão, Elvis e Madona, Tapete Vermelho, O Grão, Depois Daquele Baile, Divã e O Signo da Cidade”, afirma Valério Andrade, Diretor do evento.

O festival, que existe há 22 anos, é o primeiro da região Nordeste, e por ter credibilidade e histórico de realizações conseguiu reunir este ano inúmeros apoiadores, como é o caso da Governadora Wilma de Faria, e da Prefeita Micarla de Souza, que durante a reunião demonstrou a admiração e comprometimento, dizendo que nos quatro anos em que for prefeita, o festival sempre contará com seu apoio.

“O tamanho do festival, quem faz é o orçamento, por isso a partir dessas parcerias feitas este ano, que o evento será realmente como deveria. Para 2009, e também para 2010, o FestNatal começa a trazer modificações, como ser incluído no calendário local de eventos, e contar com participação das escolas municipais na Mostra Infantil de Cinema”, afirma o Vereador Júlio Protásio.

O Festival Infantil está retomando suas atividades, sendo destinado para instituições carentes da rede municipal e estadual, pretendendo integrar as crianças, apresentando um mundo novo, repleto de sonhos e magias. O evento está previsto para acontecer dentro do FestNatal, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, com os filmes O Amigo Invisível, O Grilo Feliz e outros curtas.

“Na sua 4ª Edição, o Festival Infantil chega totalmente repaginado graças as parcerias estabelecidas, por isso, para 2009, serão feitas além da exibição dos filmes, em sessões variadas, serão sorteadas 20 camisetas, e distribuídos brindes produzidos pela Meios - Movimento de Integração e Orientação Social”, afirma Joana Tomaz, diretora do evento.

“Essa edição se torna mais revelante do que as anteriores, devido às parcerias estabelecidas. Essa adesão demonstra um reconhecimento por parte dos órgãos públicos, de que através de eventos como este, pode-se promover o intercâmbio cultural e incentivar a produção de todo tipo de material audiovisual divulgando assim a cultura do país, e principalmente do nosso Estado“, afirma Cristóvão Pereira de Souza, diretor de cinema, educador e convidado para participar do lançamento do FestNatal 2009.

Apesar de nem ter sido realizado ainda, seus organizadores, já começam a planejar o FestNatal 2010. E para o próximo ano, já está no planejamento a modificação do nome do evento, para poder envolver outra mídias, sendo então chamado de Festival de Televisão, Cinema e Vídeo de Natal, prestigiando trabalhos de artistas de outros segmentos. Além disso, haverá mudanças no local de realização do evento, sendo levado também para a Zona Norte de Natal e para as praias, através da montagem da tenda de um circo, e um projetor, contando com além da apresentação de filmes, espetáculos circenses, distribuição de livros e revistas para as crianças, doação de livros para as bibliotecas da rede municipal, e uma distribuição de prêmios para vários segmentos.