Debates, palestras e cursos integram o XIII Salão de Artes Visuais da cidade do Natal


Debates, palestras e cursos integram o XIII Salão de Artes Visuais da cidade do Natal

O XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal, promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes – FUNCARTE realiza entre os meses de novembro e dezembro uma programação com debates, palestras e cursos. Teve início na segunda e terça-feira desta semana a primeira etapa da Mostra de vídeo e exposições realizadas no Itaú Cultural e segue na próxima segunda-feira, 23 e terça-feira, 24, a partir das 14h, no auditório da Fundação Cultural Capitania das Artes, a segunda mostra de vídeos do Itaú Cultural.

 

Durante a mostra serão exibidos vídeos documentários e educativos que demonstram a produção contemporânea nas artes visuais com depoimentos de artistas, curadores e críticos, possibilitando ao expectador uma ampla oportunidade de conhecer o que está sendo produzido em território nacional.

 

Na quarta-feira, 18, às 14h, no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão acontece à palestra “Arte e contexto: conceitualismo e novos meios’’, ministrada por Fábio Fon, doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes da USP, Mestre em Multimeios (Multimídia) na UNICAMP e Professor Adjunto de Arte e Tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No dia 19 de novembro, quinta, 14h, também no auditório do Museu, acontece uma mesa redonda sobre fotografia com os fotógrafos potiguares José Frota e Numo Rama, debatendo a fotografia potiguar e os rumos da fotografia. O evento é aberto ao público.

 

No mês de dezembro começam os cursos voltados para os artistas potiguares, com o objetivo de discutir e contribuir na formação dos artistas. As vagas para os cursos são limitadas. O primeiro curso a ser ministrado será  ‘Pesquisa e processo criativo: a produção artística contemporânea’, acontece no auditório da Funcarte,  nos dias 10,11 e 12 de dezembro com Cristiana Camargo, artista, graduada em Artes Plásticas pela FAAP e jornalismo pela PUC/SP. O curso terá aulas expositivas, exercícios individuais e em grupo, estudos de caso, apresentação de vídeos sobre os temas discutidos em aula e ao final, análise da produção de cada aluno.

 

Nos dias 14, 15 e 16 acontece no Centro Municipal de Artes Integradas - CMAI na Zona Norte, o curso “Desenho Expandido, a materialidade da linha”, com o artista cearense Jared Domício, professor do Centro Cultural do Bom Jardim (Fortaleza/CE) que desenvolve o projeto área verde com comunidade das periferias. O curso objetiva uma análise da construção da linha a partir da materialidade; um estudo da linha orgânica (Lygia Clark); análise das obras de artistas que se utilizam do desenho expandido como meio e exercícios.

 

Nos dias 17, 18 e 19 no auditório da Funcarte será realizado o último curso da programação com a artista paulistana Regina Parra, formada em Artes Plásticas pela FAAP, sobre pintura contemporânea. O curso vai discutir o que é a pintura contemporânea e os novos rumos. O objetivo das aulas é refletir sobre a pintura e investigar suas possibilidades hoje, apresentando um panorama da pintura contemporânea, abordando artistas representativos e diferentes práticas.

 

                As vagas para os cursos são limitadas e as inscrições começam na próxima segunda-feira, 23, no Núcleo de Artes Visuais, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações pelo telefone 3232 4599

 

O XIII SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL

As inscrições para o XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal seguem até o dia 30 dezembro no Núcleo de Artes Visuais da Funcarte.  Nesta edição o salão homenageia o artista potiguar Rossini Perez, natural do município de Macaíba, conhecido nacional e internacionalmente como um dos principais gravuristas de sua geração. Este ano serão 18 artistas selecionados, recebendo cada um a premiação no valor de R$ 1.350,00. Pela primeira vez, haverá uma premiação para a realização de um ensaio teórico no valor de R$ 2.000,00. Dois artistas serão convidados para integrar a exposição, sendo um local e um nacional.

 
INFORMAÇÕES

XIII Salão de artes visuais da cidade do Natal

Funcarte – Av. Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta,

Cep 59025.280
Fone: 84. 3232.4599
 
P R O G R A M A Ç Ã O
NOVEMBRO-2009
13-19hs
Abertura
Lançamento do edital
 
16 e 17/ 23 e 24- 14hs
MOSTRA DE VÍDEO DE EXPOSIÇÕES REALIZADAS NO ITAÚ CULTURAL
 
18-14hs

ARTE E CONTEXTO: CONCEITUALISMOS E NOVOS MEIOS  com Fábio Fon

 
19-14hs
MESA REDONDA DE FOTOGRAFIA com José Frota, Numo Rama
 
DEZEMBRO – 2009
CURSOS
10, 11 e 12

"PESQUISA E PROCESSO CRIATIVO: A PRODUÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA” com Cristiana Camargo

14, 15 e16

DESENHO EXPANDIDO - A MATERIALIDADE DA LINHA  com Jared Domicio

17, 18,19
PINTURA HOJE com Regina Parra
 
 
CURRÍCULOS DOS PARTICIPANTES:
 

Regina Parra é formada em Artes Plásticas pela Faap. Estudou na École Nationale Supérieure des Beaux Arts, em Paris e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.  Em 2009, foi selecionada para a Temporada de Projetos do Paço das Artes, onde realizou a exposição individual Mise-en-scène. No mesmo ano, fez parte da coletiva Nouvelle Vague, na Galeria Laura Marsiaj e do 37o Salão de Santo André. No ano anterior, participou das mostras 2000 e Oito, no SESC Pinheiros em São Paulo; Arte Brasileira Contemporânea: 18 propostas, em Belo Horizonte; As Constituições do Brasil, no Museu de Arte Brasileira (MAB-Faap) em São Paulo; Grupo 2000e8, no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis; Encontros com Arte: Pintura Contemporânea, na Escola São Paulo; entre outras. Recebeu o primeiro prêmio na 38a Anual de Artes da Faap, em 2006.

 

Jared Domício é artista graduado em Ciências Sociais pela UECE. Em 2005-2006, atuou como coordenador de artes visuais da prefeitura de fortaleza. Ministrou cursos em diversas ONG’s e projetos sociais. Atualmente é professor do Centro Cultural do Bom Jardim (Fortaleza/CE) e desenvolve o projeto área verde com comunidade das periferias. Em 2003, foi selecionado para a Bolsa Pampulha/MG. Dentre as exposições que participou: Programa de exposições do centro Cultural_ SP (2004), Programa Rumos Visuais do Itaú Cultural (SP, MG, PE. 2002), Storage and Display, Programa Art Center (México. 2003), Designo desdobramentos no museu de Arte Contemporânea do ceará. (2206). Vive e trabalha em Fortaleza.

 

Cristiana Camargo é artista, graduado em Artes Plásticas pela FAAP e jornalismo pela PUC_SP. Realizou cursos livres de modelagem, desenho e pintura Em 2005-2006. Dentre as exposições que participou: Paisagem, 2009 FUNCARTE_ RN e FAAP_SP, Desenhos e pinturas 2000. Guebersschwihr- França. Vive e trabalha em São Paulo.

 

José Frota Cursou um ano de Ciências Sociais na PUC São Paulo e um ano de Geografia na USP. Em 1997, concluiu Bacharelado em Geografia pela University of Berkely, CA. especialista em Educação Ambiental pelo SENAC. Há três anos vem se dedicando exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento de trabalhos autorais em fotografia. Os rastros como metáfora do tempo e da vida marcam as fotos de José Frota.  Selecionado na II MOSTRA DO PROGRAMA DE FOTOGRAFIA, do Centro Cultural São Paulo/Galeria Olido; na Residência no Projeto DENcidade - Funarte Conexões (2008), no XI Salão de Artes Visuais da Cidade de Natal (2007-2008); Ganhou os prêmios Porto Seguro de Fotografia na categoria Brasil (2007); de seleção pelo projeto Portfólio Itinerante 2007 do Itaú Cultural; e prêmio aquisição no X Salão de Artes Visuais da Cidade de Natal (2006-2007).

 

Numo Rama,Ganhador do prêmio Porto Seguro de Fotografia, as imagens que o artista constróisão trabalhadas para que funcionem tanto isoladamente, desagregadas do conjunto, quanto em grupo.  Para Numo, "A fotografia como uma forma documental tem evoluído significativamente na sensibilização do homem inserido em seu contexto social”. Numo Rama realizou exposições em várias cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro e no exterior como Paris, Espanha entre outros.   

 

Fábio Fon é artista multimídia, designer digital e professor universitário, atuando entre outras áreas, nos estudos de hipermídia, web arte, arte mídia e poéticas da visualidade. Um dos seus estudos mais importantes é WEB ARTE NO BRASIL, realizado a partir de 1999 e atualmente dedica-se à pesquisa da arte tecnológica crítica. É Doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes da USP e Mestre em Multimeios (Multimídia) na UNICAMP. É também Professor Adjunto de Arte e Tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389