Crianças e adolescentes atendidas pelo Peti recebem fardamento

As 80 crianças e adolescentes que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), coordenado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e que fazem parte do núcleo Marinha, através de uma parceria com o Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, receberam na tarde desta quinta-feira (26), um kit de fardamento completo, entregue em uma solenidade que contou com as presenças da prefeita do Natal, Micarla de Sousa e a titular da Semtas, Rosy de Sousa.

O evento ocorreu na sede dos fuzileiros navais no Bairro das Quintas. A prefeita Micarla de Sousa disse que a entrega do fardamento estimula a auto-estima das crianças e adolescente do Peti/Marinha. “Temos um cuidado especial com as crianças e os jovens de nossa cidade. A exemplo dos estudantes das escolas públicas municiais as crianças e adolescentes do Peti também recebem o kit de fardamento completo. Com este trabalho eles se preparam para serem cidadãos cientes das suas responsabilidades.”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

A titular da Semtas, Rosy de Sousa, lembrou da importância do trabalho do Peti. “O nosso objetivo ao retirar as crianças e adolescentes de uma situação de trabalho infantil, é fazer com que tenham melhores perspectivas no futuro. A entrega do fardamento é mais um passo neste caminho”, destacou Rosy de Sousa.

Já o comandante do Grupamento de Fuzileiro Navais, capitão de fragata Haroldo Cavalcanti da Silveira, ressaltou a grande oportunidade que os alunos do Peti têm com este trabalho. “Eles aqui aprendem a disciplina necessária e ganham a oportunidade de vencerem na vida, no lugar de ficarem nas ruas, correndo o risco de caírem no mundo das drogas, da prostituição”, destacou o comandante Haroldo.

As 80 crianças e adolescentes receberam um kit de fardamento composto de duas calças, um short, duas camisas e um par de tênis e outro de meias. De acordo a coordenadora do PETI/ Natal, Luciana Custódio, o Peti/Marinha atende 80 crianças e adolescentes, todos do sexo masculino, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde.

“Eles estão na fixa etária dos 12 aos 16 anos de idade e recebem reforço escolar, capoeira, judô, atividades de marinharia, alimentação e são oriundos dos bairros de Alecrim e Quintas”, informou Luciana. A coordenadora do Peti/ Natal disse ainda que o objetivo deste programa é tirar os jovens da situação de trabalho infantil em que se encontram como nas feiras livres, oficinas mecânicas, praças, praias, paradas de ônibus.

As 1916 crianças e adolescentes que fazem parte de um dos 10 núcleos do Peti em Natal são abordados pelas assistentes sociais da Semtas, quando encontradas em situação de trabalho infantil. “Também fazemos um trabalho junto aos pais, através de palestras mensais sobre meio ambiente, saúde, cidadania, sexualidade”, disse Luciana.

Parceria
A parceria entre o Peti e a Marinha em Natal existe desde 2004. Para desenvolver este trabalho a Semtas oferece material pedagógico, 10 instrutores, alimentação e o fardamento. Já a Marinha disponibiliza o espaço na sede do grupamento dos Fuzileiros Navais nas Quintas, cinco instrutores militares e transporte.

A solenidade contou também o desfile oficial com os alunos apresentando o novo fardamento recebido, apresentação do grupo de capoeira do Peti/Marinha e da banda sinfônica dos Fuzileiros Navais.