Bairro de Neópolis ganha Telecentro

“Em um momento muito importante esse telecentro vem para a zona Sul de Natal. Inserção do mercado de trabalho está muito difícil para os jovens do nosso bairro e a qualificação que será oferecida através deste telecentro é mais que oportuna”, declarou o presidente do Conselho Comunitário do Conjunto Jiqui, Hélio Régis, na solenidade de inauguração do Telecentro Comunitário de Neópolis, ocorrida na manhã desta terça-feira (26), com a presença da prefeita Micarla de Sousa e da secretária municipal do Trabalho e da Assistência Social, Rosy de Sousa.

O Telecentro de Neópolis é a quinta unidade de inclusão digital entregue pela Prefeitura do Natal e funciona na Avenida das Alagoas, na sede do Instituto São Judas Tadeu. O espaço é dotado de 11 computadores e estrutura adequada para atender a comunidade, incluindo servidor de acesso à banda larga, impressora, projetor, entre outras tecnologias.

“É muito importante esse quinto telecentro ser entregue à população para promover a inclusão digital dos jovens. Aqui além do acesso a Internet, eles poderão fazer a impressão de documentos, boletos, currículos. É um local que certamente será de muita utilidade para a população. Essa parceira com o Instituto São Judas Tadeu é muito gratificante porque aqui já eram oferecidos cursos de qualificação, mas faltava o curso de informática e, por isso, os jovens eram encaminhados para outras localidades. Mas, agora eles terão todos os cursos disponíveis aqui”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A parceria da Prefeitura do Natal com o Instituto São Judas Tadeu também foi destacada pela presidente da entidade, Ivanice Azevedo. “Há muitos anos temos essa parceira com a Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social e agora com o telecentro vai ficar muito melhor de qualificar os jovens, pois todos os cursos serão realizados aqui”, disse Ivanice Azevedo.

O Instituto São Judas Tadeu oferece cursos de qualificação para jovens a partir de 14 anos nas áreas de corte de cabelo, costura, camareira, inglês básico e manicure. Com o Telecentro Comunitário, passará a oferecer também os cursos de informática básica e de educação à distância. Além dos jovens, a terceira idade também será atendida pelo espaço através do curso de Internet. Todos os serviços oferecidos são gratuitos.

“Nós realizamos por semestre quatro cursos de qualificação e atendemos em torno de 120 jovens. Agora vamos praticamente dobrar a quantidade de cursos e a capacidade de atendimento a população”,informou o coordenador administrativo do Instituto São Judas Tadeu, Maxsuel Nunes.

O Instituto São Judas Tadeu funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. O telefone para informações sobre os cursos de qualificação é o 3207-5921. Nesta quarta-feira (27) será a vez do bairro de Lagoa Seca receber o Telecentro Comunitário, que funcionará na sede do Corpo de Bombeiros, na Avenida Alexandrino de Alencar. Até o meio do ano a Prefeitura do Natal abrirá mais quatro telecentros à comunidade.