Número de casos de dengue cai 50% em Natal

O trabalho de controle e combate ao mosquito da dengue tem surtido resultados bastante positivos em Natal. Dados do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam uma redução de quase 50% no número de notificações da doença entre 2009 e 2010. Desde o início do ano foram notificados apenas 95 casos da doença, contra 189 no mesmo período do ano passado. Entrando no segundo ano consecutivo de queda, a SMS tem investido em ações contínuas e especiais para reduzir o risco de epidemias.

De acordo com o Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), pela primeira vez o número de residências detectadas com focos do mosquito está dentro do considerado seguro pelo Ministério da Saúde. As últimas pesquisas do LIRAa encontraram apenas um caso a cada 100 moradias.

Dando continuidade as ações, a SMS realizará na próxima quinta-feira (25/02) mais um mutirão de combate a dengue em parceria com o Exército Brasileiro e a Urbana. Desta vez a região beneficiada será o Distrito Sanitário Oeste. A partir das 7h30 a equipe percorrerá 34 terrenos baldios fazendo a inspeção, identificando focos e realizando a limpeza da área. No último mutirão, realizado no Distrito Leste, 559 depósitos capazes de acumular água, como latas, garrafas e copos descartáveis foram recolhidos.

Boletim nº 06/2010