Novo espaço de lazer para Cidade da Esperança está sendo planejado pela Semurb

Discutir junto a comunidade a criação da “EcoEsperança”, uma nova área de lazer para o bairro da Cidade da Esperança. Este foi o propósito da visita realizada na manhã desta quinta-feira (25), pelos técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e pelo secretario adjunto de Gestão Ambiental, Ariosto Costa ao Horto Medicinal da Cidade da Esperança, localizado na avenida Piauí, zona Oeste da capital.

O pedido foi feito por representantes do bairro ao titular da pasta, Kalazans Bezerra, que visitou o local e se comprometeu a enviar uma equipe técnica para estudar a área. Os moradores solicitaram junto a Semurb um projeto para implantação de uma área de lazer e contemplação no espaço do antigo Horto Medicinal do bairro, atualmente desativado.

De acordo com Ariosto Costa, a criação deste espaço vai beneficiar toda a comunidade, mas é importante haver uma parceria entre a Prefeitura e a os moradores para a manutenção do local. “Estamos aqui para discutir e ouvir as sugestões dos moradores, além de verificar quais as condições para instalação de um novo equipamento público no local. Inicialmente serão realizados estudos técnicos e a vistoria da área, para depois elaborar o projeto”, explica.

A diretora do Movimento de Lazer, Esporte e Cultura do bairro (Molec), Amélia Freire, revela que a proposta dos moradores é a revitalização da área com a instalação de equipamentos destinados a prática de esportes, atividades culturais e reabertura do horto medicinal para terapia ocupacional com os idosos. “Nosso desejo não é uma estrutura grandiosa, mas um local arborizado que permita a contemplação, leitura e lazer”, diz.

Várias sugestões foram dadas pelos moradores, como a instalação de uma Academia da Terceira Idade, pista para caminhada, mini anfiteatro para atividades socioculturais, quadra de vôlei e futebol de areia e parque infantil. Todas elas serão analisadas pela equipe de engenheiros e arquitetos da secretaria e um projeto será apresentado a comunidade.