Prefeitura integra secretarias para realização do Pedal Livre

Representantes de diversas secretarias municipais de Natal discutiram, em uma reunião no final da tarde desta segunda-feira (15), no Palácio Felipe Camarão, os detalhes para a realização da primeira edição do projeto “Pedal Livre”, iniciativa da Prefeitura do Natal que tem como principal objetivo estimular a prática ciclística na cidade. O evento está marcado para o próximo domingo, 14, na avenida Itapetinga, zona Norte de Natal, das 8h às 12h.

Do encontro ficou definido que cada secretaria irá buscar a melhor forma de contribuir e participar do projeto. O trabalho será comandado pelas equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e contará com a participação de pastas como a Defesa Social (Semdes); Urbana; Serviços Urbanos (Semsur); Saúde (SMS); Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); Governança Solidária (Serig); Comunicação Social (Secom); Meio Ambiente (Semurb) e a Ouvidoria.

Entre as ações propostas na reunião estão desde a mobilização prévia dos participantes, até a segurança oferecida durante a realização do evento. Os interessados já podem se inscrever no Norte Shopping, localizado na avenida João Medeiros Filho. Os 2 mil primeiros terão direito a kit com camiseta, boné e sacolas, porém o material só será entregue àqueles que comparecerem ao projeto com suas bicicletas.

Haverá distribuição de água mineral, tendas para verificação de pressão e outros cuidados com a saúde dos ciclistas, além de toda uma estrutura a ser montada pelas diversas secretarias participantes. Serão sorteadas ainda 10 bicicletas. Durante a reunião desta segunda-feira, o secretário de Mobilidade Urbana, Kelps Lima, apresentou os detalhes do projeto aos representantes das demais secretarias e sugeriu formas de cada pasta contribuir com a atividade.

Já no último domingo, 14, a Semob realizou um teste de montagem da ciclofaixa, que será instalada próximo ao canteiro central da Itapetinga, com 3,4 km de extensão, sendo 1,7 km em cada sentido. O local vem recebendo pintura e sinalização. O espaço entre bicicletas e veículos será delimitado também com cones e receberá a supervisão constante dos fiscais de trânsito.

O objetivo da Prefeitura é consolidar o Pedal Livre na Itapetinga e montar novos circuitos, em outras regiões de Natal, já a partir dos próximos meses. A meta é criar um ambiente de harmonia entre os ciclistas, que praticam um modo de deslocamento limpo, econômico e saudável, com os vários outros modelos de mobilidade (pedestres, carros, ônibus, caminhões, carroças, motocicletas). Na Itapetinga, o projeto funcionará todos os domingos, sempre das 8h às 12h.