Casa de Passagem I ganha nova instalação

A Casa de Passagem I ganhará nova sede nesta quinta-feira (16), às 15h. O abrigo para crianças entre 0 e 6 anos de idade, antes localizado em Dix-Sept Rosado, agora terá novo endereço no bairro de Candelária, no conjunto Parque das Colinas. A mudança, segundo a coordenadora da Casa, Sylla Soares, é positiva porque houve um ganho significativo em termos de espaço físico e infra-estrutura, o que proporciona ainda mais conforto aos pequenos usuários.

Coordenadas e assistidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), as Casas de Passagem fazem parte do programa de Proteção Social Especial e objetivam acolher crianças e adolescentes em situação de ameaça e risco social. As casas funcionam como um suporte temporário para àqueles cuja estrutura familiar se encontra comprometida. Os abrigos são uma forma de reconstituir vínculos sociais e familiares através de acompanhamento social, educacional e psicológico.

“As Casas de Passagem, embora já existissem, funcionavam precariamente. Agora, cada um terá sua própria cama. Eu sei que parece absurdo, mas antes não era assim”, conta Verônica Dantas, coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE. Dentre as melhorias, a Casa de Passagem I, que abriga uma média de 35 crianças, está o aumento do espaço físico, mais quartos, mobília nova, área de lazer e 15 novas contratações no quadro de funcionários. Cozinheiro, educador, zelador, motorista, psicólogo, assistente social, pedagogo e terapeuta são apenas alguns dos mais de 50 funcionários que trabalham para manter o bom funcionamento do espaço. Além disso, um carro de plantão garante o transporte a qualquer hora do dia em casos emergenciais.