Pontos Verdes da Urbana reduzem número de lixões em Natal

Com o objetivo de acabar com o depósito irregular de lixo em terrenos baldios, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) está instalando nas quatro regiões da cidade, os pontos de entrega voluntária, também chamados de Pontos Verdes. O Ponto Verde é um local organizado, cercado e adaptado para receber entulho, poda, restos de construção civil, materiais recicláveis e restos de óleo de cozinha. Em cada ponto, são colocadas três caçambas estacionárias e uma guarita que abriga um fiscal. Ao final de cada dia, um caminhão da Urbana recolhe o lixo das caçambas garantindo a limpeza do local.

A medida tomada pela Urbana de instalar os Pontos Verdes, visa educar as pessoas e principalmente os carroceiros que mantém o hábito de despejar lixo nas ruas e em terrenos baldios. No ano passado, a Companhia implantou três Pontos Verdes: No baldo, Ponta Negra e Parque dos Coqueiros e esse ano, deu início à construção do ponto de entrega no bairro de Candelária. A intenção da Urbana é que 20 pontos de entrega sejam instalados em toda a cidade até o próximo ano.

Para a implantação dos pontos de entrega voluntária, técnicos da Urbana fizeram um levantamento dos terrenos que são considerados pontos de lixo para em seguida definir quais os pontos que exigiam prioridade. Em seguida, foram ouvidos representantes de conselhos comunitários que puderam opinar e dar sugestões para a melhoria do projeto. Em alguns bairros, há resistência por parte dos moradores que receiam que no local do Ponto Verde seja implantado um lixão, quando na verdade, o que a Urbana faz é exatamente o contrário: erradicar antigos pontos de lixo.

“Nos reunimos com moradores de candelária e garantimos a eficiência do nosso serviço. Mas, ainda há rejeição por parte de uma minoria. Somente este ano, a construção do Ponto Verde foi destruída por duas vezes”, afirmou Ítalo Alves, Gerente de Apoio Comunitário da Urbana”.

Moradores do Baldo e Ponta Negra já fazem uso dos Pontos Verdes e se adaptaram a levar o lixo reciclável contribuindo com a limpeza do bairro e preservando o meio ambiente.

“Essa foi a melhor coisa que fizeram aqui. Antes, só tinha lixo e fedentina. “Agora, tudo está limpo e organizado”, afirmou, José Maria Vieira, morador do centro da cidade.

Carroceiros também utilizam os Pontos Verdes. “Antes não tinha onde colocar o entulho então eu depositava aqui mesmo nesse terreno. Agora ficou melhor’, disse, Firmino Filho, carroceiro há 8 anos.

Um trabalho de educação ambiental será iniciado nos próximos meses para esclarecer à população quanto ao funcionamento e importância dos pontos de entrega voluntária.

É importante lembrar que não é permitido o depósito de lixo doméstico no local, uma vez que a coleta domiciliar atende a todos os bairros da cidade três vezes por semana.