Em um ano, Adote o Verde contabiliza cerca de 60 áreas adotadas

O programa Adote o Verde, realizado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), alcançou o número de 124 interessados em cerca de um ano de trabalho. Do total, 58 processos já foram publicados. A iniciativa é a prova de que a sociedade, juntamente com o poder público, pode fazer da cidade um ambiente mais saudável para se viver.

Em 2009, foram abertos 100 processos para solicitar a adoção de áreas verdes; desses, 42 foram publicados. Este ano, em pouco mais de dois meses, mais 24 processos foram abertos e 16 adoções foram concluídas até o momento, atingindo as 58 adoções.

“No ano passado, a meta era de 30 adoções até dezembro – número já alcançado, pois chegamos à marca de 100 solicitações. Já este ano, os pedidos têm aumentado gradativamente. A meta a ser cumprida é chegarmos às 200 adoções efetivadas”, disse a coordenadora do programa Adote o Verde, Ginany Gosson.

Quanto ao plano de trabalho, Ginany Gosson explica que a Semsur realiza visitas a possíveis adotantes para captação de grandes áreas. A Secretaria disponibiliza também duas formas para os interessados adotar espaços verdes: o telefone do setor (84) 3232-8674 ou pelo site www.adoteoverde.com.br.

Empresas, instituições e pessoas físicas interessadas em adotar espaços verdes podem participar do programa. A área a ser adotada deve ter no mínimo 100 m de extensão ou 100 m². Caberá ao adotante a responsabilidade de executar os serviços de recuperação do patrimônio adotado, segundo projeto paisagístico elaborado pela Prefeitura, conservar e manter os equipamentos, cercas e monumentos instalados na área adotada, bem como árvores, gramados, arbustos e plantas ornamentais, além de realizar a irrigação da vegetação. O projeto paisagístico e pontos de água e de luz são cedidos pela Semsur.

A equipe do Adote o Verde já programa iniciativas para incentivar a chegada de novos adotantes. “Serão promovidos concursos e eventos sociais. Já no dia 10 de abril, por exemplo, a Nacional Veículos, um dos parceiros do programa, promoverá o Dia Verde, com palestras, peça teatral com mamulengos e uma grande divulgação do programa ‘Adote o Verde’. Foi uma iniciativa que partiu dos próprios funcionários e a empresa comprou a idéia”, destacou Ginany Gosson.