Programa Adote o Verde oficializa a adoção da primeira praça

A praça Kalina Maia, localizada no bairro de Lagoa Nova, é a primeira integrante do programa da Prefeitura do Natal, “Adote o Verde”, executado por meio secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A praça foi “adota” nesta quarta-feira (15), às 17 horas, pela empresa Delphi Engenharia. Na solenidade de adoção, a prefeita Micarla de Sousa e a diretora-presidente da Delphi, Cintya Delfino, assinaram um termo de cooperação e parceria.

Com a adoção do equipamento urbano, a empresa será a responsável pela manutenção, limpeza, e projeto paisagístico do local. “Este é um dos projetos da Prefeitura do Natal em que é realizada a parceria com a iniciativa privada, entidades organizadas da sociedade e a população. Agradeço a Delphi que demonstra sua sensibilidade com a preservação do meio ambiente de nossa cidade e qualidade de vida dos moradores”, ressaltou Micarla de Sousa.

De acordo com o titular da Semsur, João Bastos, presente na adoção, a expectativa da prefeitura é de que outras adoções ocorram nas quase 250 praças e 270 mil metros de canteiros da cidade. O programa “Adote o Verde” tem o objetivo de recuperar e manter as áreas verdes da cidade, através da parceria com a população, empresas e instituições, que patrocinam a manutenção de praças e canteiros da cidade.

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal da Semurb, Kalazans Bezerra, do diretor-geral do Departamento Estadual de Rodagens (DER), Jader Torres, representando a governadora Wilma de Faria, os pais de Kalina Maia (homenageada com o nome da praça), Adolfo Santiago Maia e Maria das Graças Santiago, além de vereadores e da população do bairro.

A praça

A Delphi promoveu a recuperação do piso e da grama da praça, a pintura dos equipamentos do local e a instalação de uma academia ao ar livre para terceira idade. “Estes aparelhos também serão colocados pelo município em outras praças da cidade”, explicou João Bastos.

A praça adota é uma homenagem a Kalina Santiago Maia, que era paraplégica e morreu aos nove anos de idade em 1986. “Essa praça era apenas um terreno baldio e minha filha sonhava em um dia poder desfrutar de um local como este. Agradecemos à prefeitura e a empresa por esta iniciativa”, destacou Maria das Graças Santiago.