Convênio beneficia estudantes com qualificação musical

Um grupo de 80 estudantes de oito escolas da rede municipal de ensino de Natal será beneficiado com qualificação musical, através de um convênio assinado no início da noite desta terça-feira (6), entre a Associação Cultural Talento Suzuki e a Secretaria Municipal de Educação (SME), durante solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura do Natal.

Os alunos serão escolhidos através de uma seleção e receberão, durante os próximos três anos, aulas de violão, guitarra, teclado, bateria e teoria musical. O convênio assinado representará R$ 100 mil em recursos do executivo municipal natalense, através da Casa Talento, que é administrada pela Associação Cultural Talento Suzuki.

“Os alunos terão aulas teóricas e práticas e dessa forma terão uma qualificação profissional, podendo atuar em orquestras e qualquer outro tipo de grupo musical. Além disso, o ensino musical incentiva o raciocínio e melhora o aprendizado”, ressaltou o diretor da Casa Talento, Marcondi Lima.

“Falamos aqui de uma coisa divina que é a música, o som, a arte, que nos remete a pensar na cultura da paz. E o convênio contribui justamente para tirar os jovens de uma realidade da violência urbana, ajudando, inclusive, na melhoria da qualidade da educação em nossa cidade”, destacou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa.

Para o secretário municipal de Educação, Elias Nunes, a assinatura deste convênio faz parte de um sonho realizado para educação da cidade do Natal. “Com isso teremos jovens se profissionalizando, com melhores perspectivas de futuro”, ressaltou o titular da SME.

Serão selecionados estudantes das escolas municipais Emanoel Bezerra, Waldson Pinheiro, Maria Alexandrina, Professor Zuza, Francisco Varela, Bernardo Nascimento, Josefa Botelho e Professor José Frazão.

Sobre a associação
A Associação Cultural Talento Suzuki foi criada em março de 1999 e, desde então, vem proporcionando formação musical, utilizando-se de eficiente metodologia, na qual a teoria musical integra-se à pratica do instrumento escolhido. Segundo o diretor Marcondi Lima, é utilizado o método Suzuki, criado a mais de 70 anos pelo violinista japonês Shinichi Suzuki, que proporciona o aprendizado musical de forma mais rápida, com os alunos tocando o que escutam.

Além das atividades direcionadas à música, o projeto prevê a realização de atividades contínua para a promoção da cultura com a promoção do ensino, estudo e pesquisa no campo das artes, em especial da área de música, confecção de instrumentos, através do processo da lutheria, artes plásticas e cênicas.