SMS faz mutirão para combater ratos e prevenir doenças

Semana de Mobilização começa hoje (07) pelo Bairro Nordeste

A Secretaria Municipal de Saúde começa nesta sexta-feira (07) a Semana de Mobilização Contra Roedores, a chamada “Campanha R”. O trabalho será desenvolvido pelos profissionais do Centro de Controle de Zoonoses que vão levar para a população informações e orientações sobre como combater ratos e prevenir doenças.

“Vamos sensibilizar a população sobre as medidas que podem contribuir com a prevenção à leptospirose e outras doenças transmitidas pelos roedores, ressaltando também os riscos que essas doenças podem causar à saúde publica, através da realização de atividades educativas e de controle dos roedores na comunidade, visando a uma melhor qualidade de vida e promoção à saúde dos moradores do bairro Nordeste”, explica João Pedro da Silva Neto, coordenador da Semana de Mobilização.

Nesta primeira etapa do trabalho a população do bairro Nordeste será atendida. Até o dia 14, a equipe de educadores do Centro de Controle de Zoonoses estará também nas escolas do Bairro Nordeste, com atividades educativas para sensibilizar os estudantes em relação à prevenção das doenças transmitidas pelos ratos.

Nesta sexta, os profissionais da Saúde farão um mutirão de desratização, em parceria com o Corpo de Bombeiros que disponibilizou 40 policiais para fazer o trabalho de combate aos roedores em 3.171 imóveis. O trabalho  já começou desde às 08:00 horas. Ainda como parte da programação do Projeto haverá um passeio no barco escola “Chama Maré” com alunos das escolas públicas do bairro acompanhados dos profissionais da SMS.

Para encerrar a programação da semana, no dia 14, com a presença do Secretário de saúde, Thiago Trindade, serão desenvolvidas oficinas, gincanas, palestras, registro fotográfico, concurso de figurino e o desfile temático - “Do lixo ao luxo”, às 15:00 horas, na Escola Municipal Chico Santeiro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

MUTIRÃO DE DESRATIZAÇÃO -BAIRRO NORDESTE
Datas: Iscagem: 07/05/ 2010
Reiscagem: 14/05/ 2010
Limpeza Urbana: 21/05/2010
Imóveis : 3.171
Pessoal:
40 policiais bombeiros – CORPO DE BOMBEIROS DO RN
Total de pessoas envolvidas no mutirão: 70
Material: Iscas Blocos : 300 Kg
Iscas Granuladas: 380 Kg
Pó-de-contato: 60 Kg

14/05/2010
 Realização do “Dia R”:
 Abertura - manhã
 Gincana educativa – Escola Estadual Imperial Marinheiro - manhã
 Oficinas e exposições - manhã
 Desfile temático “Do Lixo ao Luxo”, culminando com apresentação dos alunos representantes dos estabelecimentos de ensino - (tarde). Escola Municipal Chico Santeiro.