Prefeitura entregará fardamento e material escolar completo

A Prefeitura apresentou na tarde desta sexta-feira (17) o fardamento completo que será entregue aos 60 mil alunos da rede municipal de ensino de Natal. As crianças receberão, pela primeira vez na gestão municipal, mochila, camiseta, short, meia e tênis, além do material escolar. O lançamento aconteceu na Escola Municipal Professora Mareci Gomes, no Passo da Pátria, onde a prefeita Micarla de Sousa apresentou ainda o programa “Merenda em Casa”.

Os alunos da escola desfilaram apresentando os modelos do fardamento. O kit que os alunos receberão é formado por duas camisas sem manga, duas bermudas, tênis e dois pares de meia para os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Já os estudantes do Ensino Infantil ganharão duas camisas com manga, duas calças, tênis e dois pares de meias para os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

A prefeitura entregará ainda aos estudantes, além de material escolar completo, fichário, caderno, lápis de cor e grafite, giz de cera, caneta, borracha, régua, apontador, tesoura, cola, pintura a dedo e massa de modelar.

“Agora todas as crianças da rede municipal de ensino terão o fardamento e material. Investimos agora mais do que o dobro do que foi empregado em anos anteriores e até o final de abril todas as escolas receberão o kit”, destacou Micarla de Sousa.

Participaram também da solenidade de lançamento do fardamento escolar e do “Merenda em Casa” o secretário municipal de Educação, Elias Nunes, a diretora da Escola Mareci Gomes, Aparecida Amaral e a responsável pela Coordenadoria de Órgãos Regionais da Educação (Core), Elizabeth Jácome, representando o Governo do Estado.

Merenda em Casa

A prefeita falou sobre o “Merenda em Casa” que fornecerá, toda sexta-feira, aos estudantes que freqüentam regularmente as aulas, gêneros alimentícios suficientes para fazer cinco refeições durante o final de semana. Composto de arroz, trigo, aveia, milho e leite em pó, o kit será uma merenda balanceada, que foi cuidadosamente definida pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.

“O Merenda em Casa será um complemento para quem já tem uma alimentação razoável e imprescindível para quem não tem. Isso fará com que os alunos tenham mais vontade e disposição para estudar”, destacou a chefe do executivo, acrescentando que o programa entra em vigor já a partir do próximo mês.

Outro projeto da Prefeitura que ainda está em fase de estudo é a implantação de mais duas refeições em todas as escolas municipais de Natal. A idéia é que os alunos se alimentem sempre antes do início das aulas: no turno matutino, com um café da manhã, e no vespertino com um lanche. “Isso incrementará a nutrição dos nossos estudantes, que sofrem com problemas de concentração no início das aulas por causa da fome”, registrou a prefeita.

Foram investidos R$ 9,8 milhões pelo executivo municipal nos dois projetos, que correspondem ao investimento para todo o ano de 2009. Desse total, R$ 8 milhões foram empregados na compra dos kits de fardamentos e material escolar e R$ 1,8 milhão para foi destinado para o “Merenda em Casa”.

Caravana

Na ocasião, a chefe do executivo ainda anunciou o projeto “Caravana da Saúde Escolar”, composto de uma equipe médica que irá em todas as instituições públicas de ensino da capital realizar exames oftalmológicos e auditivos. Os alunos que tiverem problemas para enxergar receberão óculos gratuitamente, assim como aqueles com problemas auditivos ganharão dispositivos para minimizar o problema.