Semana contra exploração sexual mobiliza Natal

Seminário e caminhadas fazem parte da agenda de eventos

As ocorrências de crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte colocaram o Estado em 14º lugar no ranking da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em 2010. A preocupação motivou a Prefeitura de Natal e uma rede de parceiros, junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), a realizarem a Semana de Mobilização em Alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento comporta várias atividades dos dias 15 a 24 de maio em toda cidade.

As ações serão iniciadas com panfletagem no Natal Shopping, Natal Norte Shopping, Praia Shopping e Cidade Jardim dos dias 15 a 18, e no Aeroporto Augusto Severo nos dias 17 e 18. Em ambos haverá participação de membros de ONGs e outras instituições operando stands com material educativo sobre a temática e vídeo institucional da campanha.

A programação segue com seminário, no dia 17, em que representantes da sociedade civil organizada debaterão a mobilização e articulação da Rede Parceiros de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A abertura acontece às 8 horas no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) localizado à avenida Coronel Estevão, 3705, bairro Nossa Senhora de Nazaré.

No mesmo dia, até o dia 21, serão desenvolvidas atividades pedagógicas nas escolas públicas (municipais e estaduais) e unidades de saúde. De acordo com a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Educação para Cidadania da Semdes, Patrícia Marinho, as escolas e centros de saúde colocarão o tema em suas atividades de rotina. “As escolas desenvolverão discussões, cada uma em seu contexto pedagógico, sobre a questão do abuso sexual. Nos postos de saúde haverá a sensibilização dos profissionais e afixação de cartazes”, destacou.

No dia 18 de maio haverá caminhada/carreata com a participação de representantes das organizações, famílias, crianças e adolescentes da comunidade. A primeira concentração será na Praça Cívica de Petrópolis a partir das 13 horas, seguindo até o Ponto Sete (ao lado do Praia Shopping) prosseguindo às 15h30, com caminhada até a proximidade do Morro do Careca, onde serão feitas apresentações artísticas e culturais.

Finalizando as ações no dia 24, às 9 horas, a Câmara dos Vereadores promoverá audiência pública para discussão do assunto.