SMS realiza Dia D contra gripe comum em idosos

A secretaria municipal de Saúde (SMS) realizou neste sábado ( 08), o dia D da campanha de vacinação do idoso 2010. O lançamento aconteceu no Centro Clínico José Carlos Passos, na Ribeira e contou com a presença do secretário de saúde de Natal, Thiago Trindade, dos adjuntos Ilza Carla e Sérvulo Medeiros, além da diretora do departamento de vigilância em Saúde, Cristiana Souto, todos os gerentes de distritos sanitários, diretores de unidades de saúde e usuários.

Com o slogan “Quanto Mais Prevenção Mais Proteção”, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 73.071 doses de vacina, que foram distribuídas nos cinco Distrito Sanitários. Para o dia D, a SMS colocou 158 postos de vacinação e 10 volantes, envolvendo 1508 profissionais na campanha. Segundo Genilce Maciel, Chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis / SMS, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 80% da população idosa, mas aqui em Natal a meta sempre ultrapassa: “ É um público muito assíduo”, disse. A prova estava na disposição dos idosos que compareceram ao Centro Clínico José Carlos Passos.

Animada, D. Alaíde Pereira dos Santos, de 88 anos se vacinou e declarou: “ Não tenho medo de me vacinar, tenho medo de adoecer, eu quero saúde”. E em clima de festa, os idosos participaram de toda a programação de abertura da campanha que teve uma benção especial de Frei Marcelino, do convento Santo Antônio e ainda contou com apresentação cultural realizada pelo grupo de atenção ao idoso.

Este ano, além da vacina contra gripe comum, os idosos portadores de doenças crônicas também puderam receber a dose contra a Influenza H1N1.

A SMS lembra que os idosos, que por algum motivo, deixaram de tomar a vacina neste sábado, podem ser imunizados durante a semana em qualquer unidade de saúde, de segunda a sexta-feira.