Obras de drenagem e pavimentação em Capim Macio serão visitadas pela prefeita n

Crédito da imagem: Divulgação Semopi

A prefeita Micarla de Sousa visita nesta segunda-feira (10), às 16h, as obras nos Reservatórios de Detenção (RD) em Capim Macio, na zona Sul da capital. Com investimento total na ordem de R$ 45 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida da Prefeitura do Natal, o sistema de drenagem e pavimentação põe fim aos transtornos ocasionados com as chuvas, beneficiando milhares de moradores do bairro. A previsão para o final da obra é até 31 de julho deste ano.

Serão 8.965 metros de macro drenagem, 3.836 metros de micro drenagem e 6.847 metros de adutoras – interligando os cinco RD´s. A lagoa de infiltração e acumulação, em Lagoinha, na Cidade Verde, servirá como um extravasor em caráter provisório, apenas para permitir a conclusão do RD5, na avenida Praia de Muriú (revestimento dos taludes e construção da estação elevatória), inclusive a execução da drenagem e pavimentação das vias restantes do bairro, até a construção do emissário.

De acordo com o secretário ajunto de Operações da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi), cerca de 20% das ruas previstas, ainda não foram drenadas e pavimentadas, uma vez que isso depende da liberação do emissário submarino, por parte do Ministério Público estadual e federal. Após a autorização de construção do dispositivo, a Prefeitura fará o detalhamento do projeto e encaminhará para apreciação e aprovação do agente financeiro (Caixa Econômica Federal).

Para facilitar o licenciamento ambiental, a obra foi dividida em três etapas: Projeto Saneamento para todos I (compreende drenagem e pavimentação de vias, construção e urbanização dos reservatórios de detenção 3, 4, 5 e lagoa de acumulação, em Lagoinha, além da implantação das adutoras e estações elevatórias – loteamento Marina Praia Sul e Centro de Tradições Gaúchas – CTG); Projeto Saneamento para Todos II (Drenagem e pavimentação de trechos das vias do entorno do RD1, construção e urbanização do RD1, drenagem do ponto crítico da rua Valter Fernandes e implantação de equipamentos de lazer na área do RD1); e Projeto de Saneamento para todos III (obras que ainda não foram iniciadas face à ausência de licenciamento do emissário submarino em tramitação. Compreende o restante da drenagem e pavimentação das vias da bacia B – cerca de 10 ruas, construção do emissário submarino, implantação de adutoras do RD1, marinas II e CTG II).

Mesmo assim, o atraso das obras foi inevitável. Segundo Sueldo, vários fatores contribuíram para isso, a exemplo do embargo judicial, com paralisação do conjunto de obras do bairro de Capim Macio, no período entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009; Alteração do projeto do RD 1; Período atípico de inverno na capital, que foi até setembro passado; Licenciamento ambiental do emissário submarino; E elaboração de um novo projeto do parque, a pedido dos moradores.

CAPACIDADE DE VOLUME DOS RESERVATÓRIOS DE DETENÇÃO

RD 1 (Ruas Joel Calson, Antônio Farache, Ismael Pereira e Industrial João mota) – 65.625 metros cúbicos. Obs: Terá estação elevatória composta por seis bombas, garantindo a vazão de 2.400 metros cúbicos por hora. Obs: Terá estação elevatória composta por três bombas, garantindo a vazão de 1.200 metros cúbicos por hora.

RD 2 (Ruas Dirce Coutinho, Enico Monteiro, Presbítero Porfírio Gomes e Industrial João Mota) – 38.905 metros cúbicos.

RD 3 e 4 (Loteamento Marina Praia Sul) – 14.702 e 13.369 metros cúbicos, respectivamente.Obs: O RD 4 terá estação elevatória composta por seis bombas, garantindo a vazão de 2.400 metros cúbicos por hora.

RD 5 (Avenida Praia de Muriú) – 95.612 metros cúbicos. Obs: Terá estação elevatória composta por seis bombas, garantindo a vazão de 2.400 metros cúbicos por hora.

Lagoa de acumulação e infiltração (Lagoinha, Cidade Verde) – 118.162 metros cúbicos