Prefeitura desobstrui canal do Passo da Pátria

Crédito da imagem: Frankie Marcone

A Comissão de Defesa Civil da Prefeitura do Natal iniciou, na manhã desta segunda-feira (20), a retirada das tubulações do canal no Passo da Pátria, que se rompeu com as fortes chuvas da madrugada deste domingo (19). As águas suspenderam a estrutura de PVC e transbordaram, atingindo as casas de dezenas de moradores. Uma equipe formada pelas secretarias municipais de Defesa Social, Trabalho e Assistência Social, Obras e Viação, Urbana e a própria Comissão foi ao local prestar assistência às famílias.

Com o objetivo de solucionar o problema no bairro, a Prefeitura optou por retirar as tubulações para desobstruir o canal, enquanto as obras estruturantes de drenagem e reurbanização não têm início. Uma equipe da Semov e do Corpo de Bombeiros, munida de tratores, realizou o trabalho.

“Conversamos com o secretário de Obras, Demétrio Torres, e chegamos à conclusão de que a melhor solução era retirar esse canal, para dar vazão à água que por ventura venha a cair de novo com as chuvas”, explicou o titular da secretaria de Defesa Social e presidente da Comissão, Sérgio Leocádio.

A Comissão de Defesa Civil chegou ao Passo da Pátria às 4h30 desta segunda-feira e contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros para atender à população e retirar a água acumulada. De acordo com o coronel da Polícia Militar Francildo de Souza Nunes, chefe da Defesa Civil do município, os moradores acionaram a Prefeitura, que  rapidamente uma equipe chegou ao local.

Cinco assistentes sociais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) iniciaram o cadastro da população atingida ainda na manhã desta segunda. A secretaria fornecerá mantimentos emergenciais aos moradores que tiveram suas casas invadidas pela água.