Creas II realiza atividades de combate ao abuso e exploração sexual de crianças

Crianças e adolescentes de 5 escolas municipais de Natal já estão recebendo orientações sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes realizado por profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social II (CREAS II), programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas. O Creas está levando para as salas de aula peças teatrais de cunho educativo e orientações sobre como se prevenir desse tipo de crime.

A programação que segue até o próximo dia 21 é alusiva ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente e marco na luta à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O trabalho será realizado a partir da encenação de duas peças teatrais: “O chapeuzinho teen”, para os adolescentes; e “O chapeuzinho vermelho e fantoches”, para as crianças. O objetivo é de orientá-los, de forma lúdica e interessante, sobre como evitar e prevenir os abusos. A intenção é despertar nas crianças e jovens as atitudes suspeitas que envolvem o crime.

Além disso, as crianças serão preparadas a como buscar ajuda e segurança para não terem seus direitos violados. “O agressor vai se apresentar a criança como uma pessoa boa e muitas vezes a criança não tem noção da gravidade do problema. Queremos formar cidadãos atuantes para que eles possam ser multiplicadores. Queremos também quebrar o muro do silêncio. Quando se fala no problema, fica mais fácil de combatê-lo.”, afirma a pedagoga, Tânia Petersen. A equipe técnica do Creas II também irá orientar os pais sobre os cuidados a serem tomados em palestras serão realizadas de 17 a 21 de maio nas escolas municipais.

O foco do trabalho é atuar de forma a evitar que novos casos aconteçam, e que outras crianças e adolescentes sejam vítimas de tal situação. “No trabalho de enfrentamento ao abuso, estamos trabalhando na prevenção. As palestras vão ajudar as crianças e pais a perceberem as situações de abuso através das histórias lúdicas”, afirma Giselle Mary Silva, Coordenadora do Creas II.

Na tarde da última terça-feira foi a vez da Escola Municipal Professora Zuleide Fernandes, na Zona Norte de Natal. Mais de 100 alunos foram beneficiados com as atividades educativas. “A parceria do Creas com as escolas está sendo muito importante, pois percebemos que é a primeira vez que as crianças estão recebendo esse tipo de informação. Agora a semente da temática foi plantada. O objetivo é que os professores continuem o trabalho nas salas de aula”, afirma a vice-diretora da escola, Evania da Silva.

Os telefones do disque-denúncia são: 100 ou 3232-7585.

Sobre o CREAS

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa Unidade Pública Municipal, que deve coordenar e articular a proteção social especial de média complexidade, sendo responsável ainda pela orientação e apoio especializados e contínuos direcionados a famílias e indivíduos que se encontram com seus direitos violados, mas que não estejam com os vínculos rompidos.

O público-alvo são pessoas e famílias que estejam situação de risco ou com seus direitos violados, tais como: pessoas idosas; crianças e adolescentes em situação de risco de violência sexual; pessoas com deficiência; mulheres vítimas de violência; população em situação de rua, dentre outros.