SMS prepara campanha de vacinação do idoso

A Secretaria Municipal de Saúde está ultimando os preparativos para a  Campanha Nacional de Vacinação do Idoso 2009, na faixa etária de 60 anos e mais, que este ano acontece no dia 25 de abril, com o slogan “Deixe a Gripe na Saudade. Vacine-se”.

Em Natal a abertura será às 8 horas, na Unidade Mista de Mãe Luiza, situada na Avenida João XXIII, 2 A, Distrito Leste da cidade.

A população total de idosos acima de 60 anos é de 73.071. A meta de acordo com o Ministério da Saúde é vacinar 80%, que corresponde a 58.456 idosos.

A SMS dispõe de 73.071 mil doses de vacinas contra a gripe. Estarão envolvidos nesta campanha 1.502 profissionais distribuídos em 152 postos fixos e 22 volantes, totalizando 174 postos, que fazem coberturas nos cinco Distritos Sanitários.

A vacinação contra gripe influenza prossegue até dia 8 de maio, nas unidades de saúde da SMS, das 8 às 17 horas.

O vírus influenza que provoca a gripe é transmitido de pessoa para pessoa pelo ar, causando geralmente febre alta, dor de garganta, tosse, dores pelo corpo e cabeça, fraqueza e mal – estar, que pode evoluir para pneumonia ou outras doenças mais graves.

A vacina é anual, raramente causa reação. Sendo importante que todos se protejam. A SMS recomenda levar o cartão de vacinação para controle e atualização do esquema.

Outras informações:

Viviane Albuquerque - Chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica / SMS