Departamento de Gestão Escolar intensifica atendimento às escolas da rede

Durante toda esta semana o Departamento de Gestão Escolar (DGE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) vem intensificando suas atividades a fim de otimizar o atendimento a todas as escolas da rede. Servidores, técnicos, assessores pedagógicos e educadores estão envolvidos na programação que vem sendo cumprida desde a segunda-feira, 10 e prossegue até essa sexta-feira, 14.

Nesta quarta-feira ( 12), as atividades do departamento começaram com a continuidade da capacitação para a execução do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), iniciada ontem, no auditório da Livraria Paulus, das 9h às 17h. o PDE deverá ser implantado em 15 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Outro ponto importante da programação de quarta-feira foi a reunião com o Fórum dos Gestores das Escolas Municipais de Natal (FOGEM) para discussão da Matriz Curricular.

No primeiro dia dos trabalhos, foi realizada uma reunião de estudo e em seguida foram iniciados os trabalhos capacitando os participantes a elaborar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Nesse mesmo dia o secretário Edivan Martins também esteve reunido com a equipe, que a partir das 14h recebeu os representantes do conselho escolar da E.M. Amadeu Araújo.

Dentro dessa programação, no segundo dia de trabalho as técnicas e assessoras do DGE dividiram-se em equipes para participar de várias atividades, começando pela capacitação para a elaboração do PDE. A outra equipe do DAE, em paralelo, realizou atendimento aos professores de Educação Física da E. M. Francisca de Oliveira. E a terceira equipe fez o monitoramento junto às escolas.

Para amanhã está prevista a participação da equipe no Encontro de Conselheiros Escolares (Pólo V), que acontecerá no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), das 8h às 11h30. Esse encontro faz parte do projeto realizado em parceria com a Promotoria de Justiça da Educação. Outra reunião agendada é com a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Tânia Leiros. Em paralelo, uma equipe fará monitoramento nas escolas e à noite, técnicos do DGE visitarão a EM Amadeu Araújo. O último dia de atividades prevê a continuidade do monitoramento às escolas, para um levantamento de suas principais demandas.