Natal sedia 20° Encontro Nacional da ANAMMA

O 20° do Encontro Nacional da ANAMMA "Compromisso com a Gestão Ambiental Municipal" foi aberto na manhã desta quarta-feira, 12 de maio. Na oportunidade foi entregue à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, pelo Fórum de secretários municipais de Meio Ambiente do RN uma pauta de reivindicações que visa o fortalecimento da gestão ambiental municipal. O Encontro segue até sexta-feira, 14 de maio, no Pirâmide Natal Resort e Convention, Via Costeira.

Durante a solenidade de abertura a Prefeita de Natal, Micarla de Sousa deu as boas vindas aos participantes e falou da honra em sediar um evento deste porte. Micarla também fez a entrega do protocolo de intenções a Izabella Texeira para aderir a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que será implantada através da Agenda Verde, em todas as secretarias do município.

Na ocasião, o secretario de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Olegário Passos destacou a importância do evento para o intercambio entre os municípios, como também para o fortalecimento das políticas públicas ambientais. “Neste encontro estão presentes gestores municipais de várias partes do país, sendo uma grande oportunidade para trocar experiências e discutir sobre a consolidação do Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma) nos municípios”, afirma.

Esse é o terceiro encontro realizado no Nordeste e a proposta é descentralizar as discussões ambientais do eixo Rio de Janeiro/São Paulo. De acordo com o presidente nacional da ANAMMA, Mauro Buarque, “O objetivo é trazer para as outras regiões do Brasil a discussão sobre as temáticas e políticas ambientais nacionais, mas com o foco nos municípios”, explica.

Já para o vice-presidente da ANAMMA Nordeste, Kalazans Bezerra, “Natal está se consolidando como uma cidade referência em eventos, principalmente na área ambiental como conseqüência da sua política de desenvolvimento sustentável implantada na atual gestão”, enfatiza.

Durante a programação serão realizadas várias palestras com painéis sobre os Desafios da Sustentabilidade das Cidades, Desdobramentos da Cop 15, Mudanças Climáticas e Copa 2014 em Natal, entre outros temas. Além disso, serão realizadas oficinas sobre os Processos de Licenciamento de Projetos de Aquicultura e a Desertificação e o Bioma da Caatinga.

O evento que tem o patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Natal contou com a presença do secretario adjunto de Estado de Meio Ambiente de São Paulo, Pedro Ubiratan Escorel; o representante do SMS Coorporativo da Petrobrás, Flávio Torres; o diretor geral do Idema, Marcos Aurélio Martins representando o governador Ibere Ferreira de Souza e o Presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Benes Leocádio, além de vários secretários e representantes de órgãos e entidades ambientais de todo o país.

Hoje às 17h, a ex-ministra e pré-candidata à Presidência da República Marina Silva, se apresenta com a palestra “Cenários da Política Ambiental Brasileira e a Gestão Local” A programação pode ser acessada pelo endereço eletrônico http://www.anamma.com.br/mostra-evento.