SMS na reta final do Dezembro Laranja de combate ao câncer de pele

Crédito da imagem: Divulgação

Dezembro Laranja é a campanha contra o câncer de pele incentivada anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em 2019, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu diversas ações em eventos e nas Unidades de Saúde alusivas ao tema. A principal ocorreu no Participa Natal, evento onde a Prefeitura do Natal, empresas e instituições parceiras, levaram às comunidades, ações gratuitas em diversas áreas. Na ocasião, houve distribuição de materiais educativos infantis produzido pela SBD e também foi disponibilizado protetor solar para uso durante o evento, além de recomendações e esclarecimentos em relação câncer de pele.

A partir daí as unidades de saúde passaram a realizar palestras com o tema. A chefe do Setor de Promoção à Saúde da SMS, Virginia Medeiros, explica  que a ideia das palestras é de difundir a campanha do Dezembro Laranja transmitindo conhecimento e reflexões sobre o câncer de pele para o máximo de usuários de todos os bairros de Natal no intuito de propagar saúde e conhecimento.

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil e é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de diversas formas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.

Existe ainda um terceiro tipo de câncer, o melanoma, que é o mais agressivo e potencialmente letal. Porém, quando descoberto no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia, se enquadrar em uma ou mais das situações abaixo significa que você pode ter câncer de pele.

* Caso de câncer de pele na família;

* Pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia;

* Possui muitas pintas pelo corpo;

* Já sofreu queimaduras pelo sol;

* Já teve câncer de pele;

* Tomou muito sol sem proteção;

* Possui uma pinta que está mudando de cor, tamanho ou forma;

* Possui uma “feridinha” há mais de três meses que não cicatriza.

Virginia Medeiros lembra que na detecção de algum dos sintomas acima é recomendado procurar uma consulta com dermatologista. Já a SBD relembra que tais recomendações são válidas não só durante o período de veraneio como para o ano inteiro.

Confira abaixo algumas recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

* Evitar exposição à luz solar entre as 10 horas e 16 horas;

* Nunca se queimar ao sol, evitando o bronzeamento;

* Usar roupas adequadas e protetoras além de chapéu com abas;

* Procurar sempre que possível locais com sombra;

* Cuidado extra ao ficar próximo da água ou na areia;

* Utilizar óculos de sol com proteção contra a radiação ultravioleta;

* Usar filtro solar (protetor solar) sempre que possível adequado (proteção contra ultravioleta A e B), com Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo 30.