Escola M. Monsenhor José Alves Landim realiza a I Mostra Cultural

Crédito da imagem: Cedida

Um dia inteiro de atividades movimentou a Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim, na sexta-feira (27/12), durante a realização da I Mostra Cultural com o tema “As múltiplas inteligências; motivando talentos e socializando ideias”. A atividade cultural trabalhou temas relevantes como Linguística, Lógica, Matemática, Naturalística Espacial, Moda e Sustentabilidade. A unidade de ensino atende 600 estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental.

Segundo a gestora pedagógica, Kárita Moura de Oliveira Medeiros, o objetivo é que esses alunos se tornem autores da própria história e se sintam parte integrante do processo de ensino aprendizagem. “Pensamos em trabalhar esse tema porque ele abrange todas as inteligências. Antigamente, se media a inteligência pelo Q I. Por volta de 1800, Howard Gardner entrou com a nova tendência das múltiplas inteligências, que abrange a Linguística, a Lógica Matemática, a Corporal, a Sinestésica. Tudo isso foi muito focado durante todo o ano para valorizarmos os diferentes saberes. Todas as inteligências existentes nos nossos alunos”.

As apresentações foram das mais diversas como reciclagem, coleta seletiva, apresentação de danças e capoeiras, conversas com autores como Jânia Souza e José de Castro, que na ocasião, foi homenageado reinaugurando a biblioteca escolar que leva o nome do escritor mineiro radicado no Rio Grande do Norte.

“É um motivo de grande orgulho e uma alegria imensa, porque as bibliotecas sempre estavam ligadas à minha vida, pois eu apendi a ler pegando livros emprestados na biblioteca volante. Essa é a segunda biblioteca que leva o meu nome. É uma grande alegria”, disse o poeta.

A aluna Isadora Maria Rodrigues dos Santos, de 15 anos, que estuda no 9° ano do Ensino Fundamental, falou da importância da feira e de poder apresentar os trabalhos junto com os colegas de classe. “Apresentar os meus trabalhos está sendo bastante interessante. A mostra está sendo bem interessante pois nosso trabalho foi apresentado para o público que não conhece e que ao passar aqui na escola vai conhecer. Nos esforçamos muito para fazer tudo isso”.

Maria Fernanda Silva de Medeiros, de 14 anos e aluna do 6º ano, também apresentou sua pesquisa durante a exposição. “O meu trabalho é sobre moda. A importância da moda no mercado atual. Apresentar tudo isso é muito importante, pois tenho a oportunidade de mostrar meu trabalho para além da sala de aula”