Natal supera meta do Plano Nacional de Educação no atendimento da etapa de creche


Natal supera meta do Plano Nacional de Educação no atendimento da etapa de creche
Crédito da imagem: Manoel Barbosa

A Prefeitura do Natal vai atender em 2020, o percentual de 92,7% da demanda real de creche, que significa a quantidade de crianças que solicitaram vagas para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Segundo a titular da SME, professora Cristina Diniz, a etapa de creche é ofertada em 67 dos 74 CMEI e foram destinadas 4.113 vagas para esta etapa e participaram do sorteio realizado eletronicamente via números da Loteria Federal 4.437 crianças inscritas. O percentual constatado pela Secretaria Municipal de Educação de Natal está acima da meta do Plano Nacional de Educação, que tem até 2024 para atender 50% da demanda real para essa etapa da Educação Infantil. Com relação ao Plano Municipal de Educação de Natal com vigência de 2015 a 2025, a meta é atender até o último ano, 50% da demanda, demonstrando que a Prefeitura do Natal já ultrapassou a meta estabelecida localmente até 2025.


“Realizamos os cálculos do percentual da matrícula na Educação Infantil (etapa creche) e surpreendentemente vamos conseguir contemplar um marco histórico de 92,7% da demanda de creche que nos procurou, destacando a capital potiguar em nível nacional. Já a etapa da pré-escola é toda atendida”, destacou a professora Cristina Diniz.


O sorteio eletrônico para as vagas de alunos novatos da modalidade de creche (Berçário e Níveis I e II) da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Natal, ocorreu na última sexta-feira (31), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com a presença dos pais e responsáveis das crianças.


A professora Cristina Diniz afirma que o sorteio é a forma mais democrática e justa, visto que esta etapa da Educação Infantil não é ainda uma obrigatoriedade nem para os pais e nem para o poder público. A relação dos aprovados e suplentes está disponível no www.natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline e nos Centros Municipais de Educação Infantil.


A Educação Infantil é dividida em duas etapas: creche (0 a 3 anos e 11 meses) e a pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses). “A pré-escola como é uma etapa obrigatória, temos que oferecer vagas para todas as crianças que nos procuram. Já a etapa de creche é opcional, é uma escolha da família”, explicou a titular da SME. A professora Cristina acredita ainda que ao logo do ano, com a construção de novos CMEI, na gestão do prefeito Álvaro Dias, conseguirão atender a demanda total de crianças nos centros infantis.   


De acordo com o levantamento do Setor de Normas e Organização Escolar (SNOE) da SME, a ausência de vagas se concentra no Berçário e Nível I (6 meses a 2 anos e 11 meses), porém a partir dos três anos, em diante, está sendo atendida toda a demanda procurada.  No ano passado foram ofertadas 3.752 vagas para as turmas de creche e inscritos 4.635 crianças, representando 81% da demanda atendida.   


“A SME tem o interesse de atender o maior número de crianças possíveis e que nos procuram, porque é o nosso trabalho proporcionar uma educação de qualidade as crianças e jovens da cidade do Natal”, afirma a secretária.   


A Rede Municipal de Ensino de Natal possui 74 CMEI e 72 Escolas de Ensino Fundamental. O ano letivo vai começar no dia 03 de março e com a estimativa de atender cerca de 59 mil alunos em 2020.  

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389